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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22857
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Angelina Clara Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-19T13:35:54Z | - |
dc.date.available | 2020-12-19T13:35:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22857 | - |
dc.description | SOUZA, A. C. S. de. Entre interpretações sociais e pensamentos críticos: um relato da experiência de ensinar História étnico-racial. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista a importância das práticas metodológicas no processo de ensino e a incorporação e relevância do tratar a história e a cultura afro-brasileira enquanto educação antirracista, e ainda reconhecendo a profissão do professor enquanto função social estimuladora do pensamento crítico, este trabalho é um artigo feito a partir de um estudo de caso que se destina a descrição da experiência em estágio supervisionado do curso de história, no ano de 2019, com elaboração e execução de um plano de aula para a docência das relações étnico-raciais, a partir do embasamento com a Base Nacional Comum Curricular, com o volume 05 dos Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais, realizado em uma escola estadual de ensino público, no município de Mamanguape, na Paraíba. Trabalhando em específico com alunos de 3º ano médio, sob supervisão do professor Manoel Miranda, abordando a temática da Consciência Negra, com metodologias práticas de abordagem participativa, objetivando comentar a experiência obtida, desenvolvendo questões relativas à educação étnico-racial e à interpretação dos alunos sobre as temáticas em sala e explanando sobre a aplicação da atividade, as reflexões e o produto resultante destas. Os procedimentos metodológicos que compõem a produção do trabalho são a pesquisa bibliográfica, o estudo de campo e a análise do produto e do resultado obtidos. E, como referenciais teóricos utilizou-se Gomes (2017), Gouvêa, Oliveira e Sales (2014), Bittencourt (2008) e Abreu e Mattos (2008). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: João Bueno | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros curriculares | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | Entre interpretações sociais e pensamentos críticos: um relato da experiência de ensinar História étnico-racial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
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