Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22860
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Aparecida da Costa-
dc.date.accessioned2020-12-19T14:04:40Z-
dc.date.available2020-12-19T14:04:40Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22860-
dc.descriptionSILVA. M. A. da C. O uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil: como os professores utilizam o lúdico?. 2020. 36f. Trabalho conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO/a educador/a deve investir e procurar diferentes técnicas e métodos de ensino/aprendizagem para conseguir mediar o conhecimento de forma ampla e significativa para os alunos. O lúdico é um dos recursos pedagógicos mais utilizados para desenvolver habilidades e estimular a aprendizagem dos educandos. Os jogos e brincadeiras constituem uma ferramenta riquíssima que entre seus benefícios estão o desenvolvimento da criança, a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo intelectual e emocional da mesma. Este estudo buscou refletir a forma que os professores/as da Educação Infantil utilizam os jogos e brincadeiras e como os mesmos contribuem na aprendizagem dos alunos. Os objetivos específicos foram os seguintes: analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem, observar se as escolas oferecem materiais necessários para o uso de jogos pedagógicos e averiguar como os brinquedos lúdicos contribuem na aprendizagem.Para realizar esta pesquisa foram utilizados dois instrumentos, um questionário e uma entrevista, teve a participação de 8 professores (as) da educação infantil e a partir dos resultados foram escolhidos 2 professores para participar da entrevista. Tendo como base alguns teóricos como Piaget (1971), Vigostky (1998), kishimoto (2011) e Barros (2009).As pesquisas aplicadas permitem entender que o uso do lúdico na Educação Infantil requer maior compromisso do educador em relação a conteúdos trabalhados. Entendeu-se que os jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da criança e que essas atividades precisam gerar valor e fazer sentido para os alunos/as e para os/as professores/aspt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Arilane Florentino Felix de Azevêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.titleO uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil: como os professores utilizam o lúdico?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida da Costa SilvaPDF - Maria Aparecida da Costa Silva588.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito190.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.