Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22860
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maria Aparecida da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-19T14:04:40Z | - |
dc.date.available | 2020-12-19T14:04:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22860 | - |
dc.description | SILVA. M. A. da C. O uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil: como os professores utilizam o lúdico?. 2020. 36f. Trabalho conclusão de curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O/a educador/a deve investir e procurar diferentes técnicas e métodos de ensino/aprendizagem para conseguir mediar o conhecimento de forma ampla e significativa para os alunos. O lúdico é um dos recursos pedagógicos mais utilizados para desenvolver habilidades e estimular a aprendizagem dos educandos. Os jogos e brincadeiras constituem uma ferramenta riquíssima que entre seus benefícios estão o desenvolvimento da criança, a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo intelectual e emocional da mesma. Este estudo buscou refletir a forma que os professores/as da Educação Infantil utilizam os jogos e brincadeiras e como os mesmos contribuem na aprendizagem dos alunos. Os objetivos específicos foram os seguintes: analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem, observar se as escolas oferecem materiais necessários para o uso de jogos pedagógicos e averiguar como os brinquedos lúdicos contribuem na aprendizagem.Para realizar esta pesquisa foram utilizados dois instrumentos, um questionário e uma entrevista, teve a participação de 8 professores (as) da educação infantil e a partir dos resultados foram escolhidos 2 professores para participar da entrevista. Tendo como base alguns teóricos como Piaget (1971), Vigostky (1998), kishimoto (2011) e Barros (2009).As pesquisas aplicadas permitem entender que o uso do lúdico na Educação Infantil requer maior compromisso do educador em relação a conteúdos trabalhados. Entendeu-se que os jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da criança e que essas atividades precisam gerar valor e fazer sentido para os alunos/as e para os/as professores/as | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Arilane Florentino Felix de Azevêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | O uso dos jogos e brincadeiras na educação infantil: como os professores utilizam o lúdico? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Aparecida da Costa Silva | PDF - Maria Aparecida da Costa Silva | 588.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 190.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.