Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22861
Título: A construção retórico-discursiva no romance O retrato de Dorian Gray: um diálogo entre a filósofia do Círculo de Bakhtin e a de Aristóteles
Autor(es): Costa, Kalini Bezerra da
Palavras-chave: Discurso
Bakhtin
Aristóteles
Persuasão
Data do documento: 8-Dez-2020
Resumo: Nesse trabalho, propomos uma investigação a respeito da construção retórico-discursiva dos personagens no romance O retrato de Dorian Gray, especialmente, ao que remete ao emprego da persuasão no discurso de Lord Henry Wotton e seus efeitos sob o protagonista. Para atingirmos esse propósito, trazemos considerações das intenções que se refratam nos discursos dos personagens, do caráter de suas imagens discursivas e de suas ideologias, sendo o entendimento desses aspectos essenciais para que possamos compreender a razão pela qual eles empregam os meios persuasivos em seus discursos. Além do mais, não deixamos de trazer considerações a respeito do gênero da narrativa, visto que os conceitos referentes ao tempo e espaço, ao posicionamento do autor em relação às suas construções discursivas no contexto do romance se mostram de grande importância para que possamos ter um melhor entendimento sobre o gênero romanesco. Dessa forma, a pesquisa se fundamenta na filosofia do Círculo de Bakhtin, especificamente em Bakhtin (1997); Bakhtin (1998); Bakhtin (2002); Bakhtin (2006); Bakhtin (2016); e na retórica da filosofia de Aristóteles, mais precisamente em Aristóteles (2011); Aristóteles (2012), entre outros. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa de cunho interpretativista. Como resultado, conseguimos constar a presença da persuasão no discurso de Lord Henry Wotton, tendo em vista que, na perspectiva aristotélica, o personagem corresponde a um orador, o qual faz uso dos três meios persuasivos. Assim, propomos-nos a analisar apenas dois deles, etos e patos. A partir da concepção Bakhtiniana, defendemos que Lord Henry é considerado um sujeito que faz uso da palavra interiormente persuasiva em seu discurso. Além disso, constatamos os efeitos da persuasão na criação de consciência, na formação ideológico-histórica, axiológica e cultural no protagonista do romance, Dorian Gray.
Descrição: COSTA, K. B. de. A construção retórico-discursiva no romance O retrato de Dorian Gray. 2020. 55f. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22861
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kalini Bezerra da Costa.pdfPDF - Kalini Bezerra da Costa885.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito349.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.