Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22862
Título: Educação e gênero: a representação do feminino no livro didático de geografia da modalidade EJA
Autor(es): Silva, Taís Rodrigues da
Palavras-chave: Livro didático
Ensino de geografia
Mulher
Gênero
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: A atualidade está composta por novas formas de organização socioespacial. Partindo dessa constatação, também verifica-se que a mulher exerce papel fundamental na construção dos espaços, embora isso não seja suficientemente reconhecido socialmente. Mediante o exposto, o objetivo central deste trabalho é identificar a presença do feminino representado no livro de Geografia utilizado em algumas escolas da zona oeste da cidade de Campina Grande- PB, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista que os debates sobre gênero vêm tomando novos formatos no Brasil, sendo inclusive tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Embora tal documento seja vencido pela atual Base Nacional Comum Curricular, continuam necessários estudos que vislumbram analisar os livros didáticos, onde seja possível identificar a real importância da ciência geográfica para a formação de um pensamento crítico referente às questões de gênero, com destaque para a igualdade entre homens e mulheres. Esta é uma pesquisa de cunho exploratório, que se iniciou a partir da utilização do material didático em escolas da rede pública de ensino e teve fundamento após a leitura de renomados teóricos da Geografia. Estudar a ciência geográfica a partir das categorias: espaço e gênero se faz necessário para que as explanações discursivas em sala de aula tenham um viés crítico. Após analisar os conteúdos presentes no livro didático de Geografia foi possível compreender qual a importância da luta pelos direitos conquistados pelas mulheres e as causas que excluem o feminino dos livros didáticos, e também, como a Geografia, através da categoria espaço pode auxiliar, tornando-se veículo de construção da igualdade de gênero.
Descrição: SILVA, T. R da. Educação e gênero: a representação do feminino no livro didático de geografia da modalidade EJA. 2020. 20f. Trabalho De Conclusão de Curso (Licenciatura Em Geografia). - Universidade Estadual Da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22862
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Taís..pdfTCC - Taís Rodrigues da Silva1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdfTERMO DE DEPÓSITO - Taís Rodrigues da Silva745.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.