Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22869
Título: Uma análise das contribuições do Serviço Social no processo de efetivação dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista
Autor(es): Marinho, Bruna de Oliveira
Palavras-chave: Saúde mental
Direito do autista
Autismo
Transtorno do Espectro Autista
Data do documento: 25-Set-2020
Resumo: O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de entender o que é o autismo, apontar legislações existentes no Brasil para proteger os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e analisar como o Serviço Social pode contribuir no processo de efetivação desses direitos. Trata-se de um estudo bibliográfico e de natureza qualitativa, elaborado através de leitura de material já produzido sobre a temática. Este artigo se organizou teoricamente da seguinte forma: inicialmente, procuramos retratar de forma breve o histórico do atendimento à pessoa com deficiência; em seguida, apresentamos a construção histórica do diagnóstico do TEA. Por ser uma conquista relevante, também mencionamos a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. E, por fim, destacamos a relação do Serviço Social com as pessoas com TEA. Dessa forma, constatou-se que é notória a necessidade de discutir mais esse tema, inclusive no Serviço Social, por ser uma profissão que trabalha com a afirmação dos direitos humanos.
Descrição: MARINHO, Bruna de Oliveira. Uma análise das contribuições do Serviço Social no processo de efetivação dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22869
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna de Oliveira Marinho.pdfBruna de Oliveira Marinho.pdf421.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf214.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.