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dc.contributor.authorAlbuquerque, Flávio Silva Santos-
dc.date.accessioned2020-12-21T14:06:00Z-
dc.date.available2020-12-21T14:06:00Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.otherCDD 510.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22880-
dc.descriptionALBUQUERQUE, F. S. S. A visibilidade estética do ensino de Matemática: O Quadrado Mágico em um laboratório de Educação Matemática. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractOs planos curriculares atuais tendem a adotar uma proposta de ensino voltada à sequenciação e seleção de conteúdos ditas adequadas para cada etapa de ensino/aprendizagem, porém, o que se acaba vivenciando na realidade escolar é que tais propostas estão fundamentadas em necessidades sociais alheias aos interesses dos alunos, em especial no que se refere ao ensino de matemática. Pensando nisso, através de uma proposta didática para o ensino dessa área, no qual foi utilizado como material didático o quadrado mágico, a fim de se trabalhar as operações básicas e o reconhecimento de padrões matemáticos aplicados à alunos do 6º e 9º anos de toda a rede municipal de Campina Grande – PB intermediados pelo projeto de extensão da UEPB, PROAFE (Programa de Apoio a Formação e ao Ensino), que é desenvolvido em parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Secretaria de Educação e de Tecnologia com o intuito de promover aulas experimentais rede municipal e a formação de professores. Desse modo, nessa presente pesquisa tivemos como objetivo analisar o ensino/aprendizagem dos conteúdos envolvidos utilizando o quadrado mágico no intuito de proporcionar o reconhecimento do valor social da educação matemática na esfera pública de ensino. Para isso nos baseamos em estudos de CHEVALLARD (2001), LIBÂNEEO (2013) e LOREZANTO (2012) que nos auxiliaram nas reflexões acerca da didática e dos processos de ensino dentro e fora da sala de aula. Observamos assim que assim que trabalho realizado com o quadrado mágico proporcionou uma redução da distância entre os alunos às obras matemáticas e suas adaptações didáticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Silvânio de Andradept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectQuadrado Mágicopt_BR
dc.subjectValor socialpt_BR
dc.titleA visibilidade estética do ensino de Matemática: O Quadrado Mágico em um laboratório de Educação Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

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