Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22886
Título: Reflexões sobre o desenvolvimento de competências no estágio supervisionado no ensino de Biologia
Autor(es): Silva, Maura Guterres da
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino de Ciências
Formação docente
Data do documento: 9-Mar-2020
Resumo: Este trabalho trata-se do relato de estágio supervisionado no ensino de biologia realizado entre os meses de abril a junho de 2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande. Após a conclusão do estágio tomei o relatório como base a reflexão da minha experiência didático pedagógica. De acordo com a bibliografia da área de ensino, o Estágio Supervisionado deve ser o momento em que docentes em formação têm a oportunidade de vivenciar a relação teoria e prática. Contudo, a literatura também relata a dificuldade para que este processo ocorra. Comigo não foi diferente. Apesar de esperar uma prática diferenciada da tradicional, foi a única que consegui desenvolver. Mas mesmo com a falta de recursos mais atrativos houve a interação docente-discente através de atividades de fixação de conteúdo. Durante estes momentos havia descontração para que as perguntas acontecessem e assim eu ia tendo mais oportunidade de trabalhar melhor os conteúdos. Analisei meu relato em relação às dez competências recomendadas por Perrenoud para a docência e conclui que desenvolvi apenas três: envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; trabalhar em equipe; e enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. Considero que a vivência do estágio foi importante pois, ainda que diferente da expectativa teórica, pude refletir sobre os problemas e dificuldades vão existir no campo de trabalho da docência e como precisamos estar preparados para contornar essas situações.
Descrição: SILVA, M. G. da. Reflexões sobre o desenvolvimento de competências no estágio supervisionado no ensino de Biologia. 2020. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22886
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maura Guiterres da Silva.pdfPDF - Maura Guiterres da Silva422.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.