Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Maura Guterres da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-21T14:08:15Z | - |
dc.date.available | 2020-12-21T14:08:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22886 | - |
dc.description | SILVA, M. G. da. Reflexões sobre o desenvolvimento de competências no estágio supervisionado no ensino de Biologia. 2020. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata-se do relato de estágio supervisionado no ensino de biologia realizado entre os meses de abril a junho de 2018 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima, localizada no município de Campina Grande. Após a conclusão do estágio tomei o relatório como base a reflexão da minha experiência didático pedagógica. De acordo com a bibliografia da área de ensino, o Estágio Supervisionado deve ser o momento em que docentes em formação têm a oportunidade de vivenciar a relação teoria e prática. Contudo, a literatura também relata a dificuldade para que este processo ocorra. Comigo não foi diferente. Apesar de esperar uma prática diferenciada da tradicional, foi a única que consegui desenvolver. Mas mesmo com a falta de recursos mais atrativos houve a interação docente-discente através de atividades de fixação de conteúdo. Durante estes momentos havia descontração para que as perguntas acontecessem e assim eu ia tendo mais oportunidade de trabalhar melhor os conteúdos. Analisei meu relato em relação às dez competências recomendadas por Perrenoud para a docência e conclui que desenvolvi apenas três: envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho; trabalhar em equipe; e enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão. Considero que a vivência do estágio foi importante pois, ainda que diferente da expectativa teórica, pude refletir sobre os problemas e dificuldades vão existir no campo de trabalho da docência e como precisamos estar preparados para contornar essas situações. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o desenvolvimento de competências no estágio supervisionado no ensino de Biologia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maura Guiterres da Silva.pdf | PDF - Maura Guiterres da Silva | 422.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.