Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22887
Título: A importância da Educação Física Escolar: Experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado I
Autor(es): Olinto, Lucas Abdias
Palavras-chave: Educação Física escolar
Ensino infantil
Estágio supervisionado
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Quando tratamos à temática “Importância da Educação Física no contexto escolar”, trazemos a tona um assunto bastante discutido na atualidade, já que o tema ainda é repleto de controvérsias, pois para muitos as aulas dessa disciplina são definidas apenas como momento de “brincar, se divertir, descontrair” trazendo uma visão pouco valorizada quando comparada as demais disciplinas. Em decorrência desses fatos, surgiu a necessidade de demonstrar seus reais benefícios na vida das crianças e adolescentes que vão além das habilidades motoras, alcançando as esferas: cognitivas, afetivas e sociais. Portanto, o presente estudo visa relatar e discutir as experiências vivenciadas na prática docente através do estágio supervisionado I que ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Araújo, localizada na cidade de Campina Grande – PB, com turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com Faixa etária que varia entre 6 (Seis) e 16 (Dezesseis) anos, do sexo Masculino e Feminino, do turno da manhã. A prática foi realizada durante o semestre letivo 2017.2, onde eram ministradas duas aulas/dia com duração de 50 (Cinquenta) minutos cada aula na segunda e quarta-feira. Ao término das intervenções identificamos que houveram avanços evidentes relacionados às habilidades motoras, onde os alunos passaram a apresentar maior facilidade em realizar movimentos que exigem coordenação motora, agilidade, lateralidade, noção de tempo e espaço. Além de notar-se uma maior participação dos alunos nas nossas aulas, mesmo que não se fizesse presente o paradigma do “jogar bola‟‟ ou “baleada”, apresentando um melhor entendimento em questões relacionadas à inclusão social e noções de trabalho em equipe, tornando-se indivíduos mais críticos e reflexivos.
Descrição: OLINTO, L. A. A importância da Educação Física Escolar: Experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado I. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22887
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Abdias Olinto.pdfPDF - Lucas Abdias Olinto2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.