Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22888
Título: Educação Física no Ensino Médio: Uma vivência a partir do Estágio Supervisionado II
Autor(es): Silva, Arthur José Gomes da
Palavras-chave: Educação Física
Estágio Supervisionado
Metodologias não diretivas
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: Este trabalho é fruto de uma vivência, a partir do componente curricular estágio supervisionado II do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. Tendo como objetivo principal apresentar a utilização de metodologias para o ensino da Educação Física numa perspectiva de discutir e relatar aulas não diretivas em uma turma do 3° ano do Ensino Médio, numa escola pública do município Campina Grande - PB. É preciso compreender a disciplina de Educação Física como de fundamental importância na construção sócio/físico/cognitivo do educando, visto que as experiências e aprendizagens adquiridas irão desenvolver no estudante um conjunto de aptidões, como: autoconhecimento, socialização, concentração, autoconfiança, dentre outras habilidades que o ajudarão para além do espaço escolar. Assim, a utilização de metodologias não diretivas no Ensino Médio é uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem e na aquisição das aptidões supracitadas. Este estudo está respaldado na abordagem metodológica do relato de experiência, tendo como instrumento a observação participante. A experiência ocorreu no período de agosto a dezembro de 2018 e pode-se observar que a partir de aulas mais dinâmicas proporcionadas através do estágio supervisionado, contendo músicas, vídeos e jogos, houve um maior interesse dos alunos com relação a disciplina de Educação Física. Dessa forma, podemos concluir que a inserção de novas metodologias propocionam a construção de condições reais para a efetivação de práticas educativas mais significativas que contemplem a formação integral do educando no ponto de vista não apenas físico, mas sobretudo em seus aspectos emocionais, crítico e reflexivo do saber.
Descrição: SILVA, A. J. G. da. Educação Física no Ensino Médio: Uma vivência a partir do Estágio Supervisionado II. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22888
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur José Gomes da Silva.pdfPDF - Arthur José Gomes da Silva865.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.