Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22893
Título: Estudo de caso: patologias decorrentes da umidade em uma edificação residencial no município de senhor do Bonfim-BA
Autor(es): Tavares, João Vitor Guimarães Bonfim
Palavras-chave: Infiltrações
Anomalias
Impermeabilização
Manutenção
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: Patologia no ramo da construção civil pode ser entendida como anomalias ou imperfeições adquiridas congenitamente, ou seja, durante a execução da obra através do emprego inadequado de materiais e métodos construtivos ou na concepção do projeto, ou mesmo serem adquiridas ao longo da vida útil da estrutura. Existem diversos tipos de patologias no ramo da construção civil, a exemplo de fissuras, manchas, desplacamento do revestimento, dentre tantas, destaca-se as patologias ocasionadas pela umidade, foco do presente estudo. O objetivo do trabalho foi analisar as patologias em uma residência unifamiliar na cidade de Senhor do Bonfim-Ba, decorrente da umidade na edificação, apontando a sua origem e a natureza dos problemas, indicando as principais patologias observadas e o seu grau de incidência. A realização deste trabalho deu-se através de revisão da literatura e coleta de dados fotográficos e inspeção visual. Foram apresentados levantamentos das anomalias encontradas na casa, sua localização e as patologias mais recorrentes através de análises estatísticas. As patologias constatadas através deste estudo foram alvenaria com infiltrações, diversos problemas na pintura, manchas de umidade, armaduras expostas, fissuras e mofo, muitas decorrentes da falta de impermeabilização na residência. Identificou-se a origem, as consequências e quais medidas corretivas a serem realizadas de acordo com cada anomalia encontrada, onde para os problemas na pintura, como bolhas, mofo e a saponificação demonstrou que a melhor solução seria a realização de um novo revestimento com aplicação de pintura impermeável com base acrílica na parede atingida, além de procedimentos de raspagem e lixamento da região, tratando as fissuras e dando o acabamento desejado. Ressalta-se a necessidade de estudos e testes mais específicos nas áreas atingidas para um diagnóstico mais preciso.
Descrição: TAVARES, João Vitor Guimarães Bonfim. Estudo de caso: patologias decorrentes da umidade em uma edificação residencial no município de senhor do Bonfim-BA. 2020. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22893
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Termo de depósito..pdf977.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF- João Vitor Tavares.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.