Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22906
Título: Literatura e Feminismo: introduzindo temas transversais através da HQ Orgulho e Preconceito
Autor(es): Pereira, Ana Paula da Silva
Palavras-chave: Educação básica
Feminismo
Literatura
Data do documento: 22-Set-2020
Resumo: Este presente trabalho, com foco em literatura e letramento literário, tem como objetivo principal uma proposta de leitura para ser aplicada no Ensino Médio da Educação Básica. Para isto, escolhemos a obra Orgulho e Preconceito (1813), da famosa romancista Jane Austen em formato de História em Quadrinhos. O livro, escrito durante o Romantismo, se tornou um clássico literário e na obra podemos ver a escritora fazer várias críticas aos papéis impostos às mulheres durante o século XIX, mas que ainda possuem tons atuais. Posto isto, nós visamos trazer uma proposta que seja possível de aplicação em sala de aula, fazendo com que os alunos consigam se conectar com o universo literário, tendo uma aprendizagem e leitura efetiva. Assim sendo, como aporte teórico principal nós teremos os estudos de Rildo Cosson (2014) e Silva (2015), que trazem problematizações que nos fazem refletir acerca do processo de ensino de literatura atualmente. Além disso, falaremos como podemos fazer uso da literatura para trabalhar temas sociais e culturais, em especial gênero e sexualidade, usando os temas transversais, e como as Histórias em Quadrinhos podem ser usadas como ferramentas de ensino, conforme postulam Vergueiro (2016) e Xavier (2017). Por fim, propomos possibilidades de atividades utilizando a obra escolhida e as etapas de leitura do letramento.
Descrição: PEREIRA, A. P. da S. Literatura e Feminismo: introduzindo temas transversais através da HQ Orgulho e Preconceito. 2020. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22906
Aparece nas coleções:III - EELLEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula da Silva PereiraPDF - Ana Paula da Silva Pereira912.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito270.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.