Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2291
Título: A dinâmica prazer-sofrimento no trabalho dos conselheiros tutelares no interior da Paraíba
Autor(es): Mendonça, José Rivandro Martins
Palavras-chave: Psicodinâmica do trabalho
Conselho tutelar
Trabalho
Saúde ocupacional
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, que buscou conhecer os aspectos subjetivos, as fontes de prazer-sofrimento e as possíveis estratégias defensivas existentes no trabalho do Conselho Tutelar localizado no município de Alagoa Nova-PB. Como arcabouço teórico foi utilizado a Psicodinâmica do Trabalho, representada principalmente pelos estudos de Christophe Dejours que entende o trabalho como fonte de prazer e sofrimento, como categoria constituinte do sujeito e, portanto, central nos processos de subjetivação. Como instrumentos de pesquisa foram usados: uma ficha sóciodemográfica, entrevistas individuais semi-estruturadas e uma entrevista coletiva. Os resultados indicaram que as fontes de prazer estão relacionadas a capacidade de ajudar o próximo, a retribuição e o reconhecimento recebidos pelos usuários atendidos. Quanto ao sofrimento, evidenciou-se que ele surge quando algumas tarefas são impedidas de serem efetuadas, seja por falta de condições ideais de trabalho (transporte) ou pela morosidade dos órgãos parceiros do Conselho Tutelar. Além disso, destaca-se como outra fonte de sofrimento a falta de reconhecimento do trabalho pela população da cidade. Quanto às estratégias defensivas utilizadas pelos conselheiros, destacou-se a racionalização a fim de impedir o envolvimento emocional nos casos e denúncias. Contatou-se também que existe o reconhecimento do trabalho dos conselheiros por parte dos usuários atendidos e das autoridades que mantém parcerias com o Conselho Tutelar.
Descrição: MENDONÇA, J. R. M. A dinâmica prazer-sofrimento no trabalho dos conselheiros tutelares no interior da Paraíba. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2291
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Rivandro Martins Mendonça.pdfJosé Rivandro Martins Mendonça990.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.