Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22910
Título: Atividade física e quedas em idosos: Uma revisão de literatura
Autor(es): Silva, Luênia Francirley Lourdes da
Palavras-chave: Atividade física
Envelhecimento
Quedas
Idosos
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: O processo de envelhecimento acontece com todos os seres humanos e está associado a mudanças fisiológicas e alterações da composição corporal com declínios progressivos dos sistemas biológicos. Dessa forma, pesquisadores têm buscado aprofundar os estudos por melhores condições de saúde desta população idosa a qual vem aumentando mundialmente. Pesquisas estão direcionadas principalmente na identificação de fatores comportamentais relacionados aos problemas de saúde e que possibilitam a implementação de estratégias para promoção da saúde e prevenção das quedas. As quedas em idosos constituem-se em um dos principais problemas clínicos e de saúde pública devido a sua alta incidência, às consequentes complicações para a saúde e aos custos assistenciais. O presente estudo tem por objetivo a realização de uma revisão de literatura sobre quedas em idosos, considerando a melhor estratégia para a profilaxia. Utilizou-se como método a pesquisa na literatura a partir da ferramenta busca com as seguintes palavras-chave: “Quedas”, “Idosos” e “Atividade física”. Foram considerados como limites iniciais de busca de artigos em língua portuguesa, publicações entre os anos de 2012 a 2017 e constar as palavras-chaves “quedas” e “idosos” nos títulos e sinônimos das mesmas na palavras-chave do artigo. Como resultados, foram selecionados 8 artigos relevantes para compor esta revisão, discutindo medidas de prevenção, seja ela por meio de atividade física ou até mesmo com testes eficazes para a predição de quedas neste grupo, a fim de minimizar esta incidência. Diante do que foi exposto no presente estudo, pôde-se verificar que a promoção do envelhecimento saudável, manutenção da capacidade funcional e autonomia devem ser metas para o idoso, que com o avançar da idade, o envelhecimento se traduz em uma maior redução de força, potência e massa muscular. Desta forma, agravando a incapacidade, afetando a funcionalidade e propiciando uma maior ocorrência de quedas. Ainda, pode se verificar que a prática regular de exercícios físicos melhora a capacidade física dos idosos, diminuindo o número de quedas e por consequência melhorando a qualidade de vida. E com uso de instrumentos simples para detecção do risco de quedas é fundamental para prevenção e tratamento de tais eventos. É importante que profissionais de saúde que atuam diretamente com o público idoso conheçam o tema “quedas” e os fatores associados para a ocorrência de quedas. Uma vez que as intervenções multifatoriais e cuidados preventivos é a opção mais eficaz e barata na prevenção de quedas.
Descrição: SILVA, L. F. L. da. Atividade física e quedas em idosos: Uma revisão de literatura. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22910
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luênia Francirley Lourdes da Silva.pdfPDF - Luênia Francirley Lourdes da Silva467.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.