Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22915
Título: “Judô UEPB” uma experiência através da extensão universitária
Autor(es): Cavalcanti, Ado Marcelo Barbosa
Palavras-chave: Esporte
Judô
Extensão universitária
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: Este trabalho expressa o relato de uma experiência do autor referente ao Projeto de Extensão Universitária, tendo o ensino do judô como instrumento de realização do projeto. O Judô é um esporte e doutrina criado por Jigoro Kano, pai da Educação Física japonesa, no ano de 1882 em plena Revolução Cultural Japonesa. Em 1964, o Judô torna-se esporte Olímpico praticado nos cinco continentes do mundo. Todavia o esporte em tela se constitui numa modalidade de múltiplas dimensões, em razão do seu caráter educacional tendo muita aceitação a sua prática nas escolas e universidades, no contexto do ensino do Judô na universidade ser um conteúdo explicito aos componentes do currículo escolar. O Judô é muito desenvolvido também como atividades extracurriculares e em projetos de extensão. É neste âmbito que surge o “Judô UEPB” que criado no ano de 2013 dentro do Projeto de Extensão da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e tem como objetivo levar o conhecimento da modalidade em questão através das suas práticas físicas e teóricas para alunos de todo o âmbito da acadêmico e principalmente para os graduandos dos cursos de Educação Física (Licenciatura/Bacharelado) por se situar dentro do DEF/UEPB fazendo assim com que alunos do primeiro período até o oitavo período convivam diariamente com a prática desta luta marcial. Os resultados apontam que o projeto de extensão contribuiu na formação humana e acadêmica uma vez que, evidencia-se nas expressões dos alunos. O prazer por sua prática e o caráter formativo desta modalidade em sua formação acadêmica e pessoal, contribuindo nas relações interpessoais estabelecidas fora do ambiente universitário. Em síntese, percebe-se que o “Judô UEPB’ possibilitou aos seus alunos o acesso a um conhecimento que reforça a necessidade do trato teórico-metodológico do ensino das lutas, entendo-o como elemento da cultura corporal que pode contribuir significativamente no processo formativos dos estudantes.
Descrição: CAVALCANTI, A. M. B. “Judô UEPB” uma experiência através da extensão universitária. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22915
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ado Marcelo Barbosa Cavalcanti.pdfPDF - Ado Marcelo Barbosa Cavalcanti686.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.