Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22921
Título: Estudo de caso: gestão dos riscos com a utilização do método APR em uma obra no curimataú paraibano
Autor(es): Campos, Tâmara Rogéria Borja
Palavras-chave: Canteiro de obras.
Segurança do Trabalho.
Riscos iminentes.
Data do documento: 10-Dez-2020
Resumo: A indústria da construção Civil é uma das áreas de maior impacto na economia de um país, este setor se desenvolve de maneira rápida gerando muitos empregos, porém o crescimento desenfreado das construções faz com que a segurança fique muitas vezes em segundo plano, não seguindo os padrões estabelecidos pelas normas vigentes. Gerenciar os riscos de acidentes de uma obra consiste em identificar os perigos existentes e situações críticas, avaliá-los através de metodologias e propor planos de ação. O objetivo deste trabalho foi gerenciar os riscos iminentes diagnosticados em uma obra no município de Araruna-PB, através do Método de Análise Preliminar de Riscos (APR) e propor medidas mitigadoras. Com base em um levantamento exploratório qualitativo esse estudo foi realizado, no qual possibilitou descrever e analisar os riscos. Através de visitas e registros os dados foram coletados e analisados, utilizando-se de técnicas de trabalho em campo e de interpretação das informações coletadas, respectivamente, a observação e a Análise Preliminar de Riscos. Verificou-se que a obra não apresenta segurança de forma adequada, pois foi constatado o descumprimento da NR 18 com a falta de: guarda corpo, equipamento de proteção coletiva (EPC), pontas de vergalhões protegidas, canteiro de obra organizado e com as vias de circulação desimpedidas, sinalização e isolamentos de áreas, fechamento provisório nos vãos dos elevadores, corrimão, fiação energizada protegida, estabilidade na betoneira para não basculhar, dispositivo protetor contra sobrecorrente, faces dos elevadores revestidas com telas, posto de trabalho do guincheiro isolado. Como resultado da pesquisa constatou-se de forma geral que a presença dos riscos nesta obra é atribuída à falta de conhecimento e irresponsabilidade do gerente da mesma e pela ausência de fiscalização, logo há necessidade imediata da implantação e elaboração de medidas de controle, meios de conscientização das partes envolvidas na obra (setores) para o andamento e conclusão da mesma de forma segura e eficiente.
Descrição: CAMPOS, Tâmara Rogéria Borja. Estudo de caso: gestão dos riscos com a utilização do método APR em uma obra no Curimataú Paraibano. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22921
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Termo de Depósito.pdf134.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - Tâmara Rogéria Borja Campos.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.