Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22927
Título: História financeira, econômica e administrativa da Província da Parahyba do Norte na década de 1840
Autor(es): Assis, Lucas Ramon Porto de
Palavras-chave: História da Paraíba
Parahyba do Norte
Administração pública
Década de 1840
Data do documento: 25-Nov-2020
Resumo: A investigação que aqui se expõe é a culminância de um trabalho que buscou discutir e apresentar os aspectos relativos à História da Província da Parahyba do Norte no século XIX, principalmente sob o ponto de vista econômico-financeiro, inclusivamente referente aos esforços da administração provincial do decênio 1840-1851, voltados a incluir a Parahyba entre o rol daqueles entes do Estado brasileiro onde imperava a ordem e o progresso, resultados do processo de estabilização política que se observava no Império, com o fim da Regência (1840), assim como da modernização, propiciada, esta última, nomeadamente, pelas atividades econômicas relacionadas à exportação de Açúcar e Algodão, imperantes na Província, onde o ciclo deste último ainda se fazia sentir com grande expressividade. Neste sentido, através da consulta a documentos oficiais, Relatórios e Mensagens à Assembleia Provincial direcionados, produzidos pelos Presidentes da Parahyba do Norte, assim como àqueles originados por Ministros de Estado da Fazenda, Justiça e Império, e apropriando-se das preconizações de histórias econômica, quantitativa e serial, com embasamento em preconizações de Celso Furtado (2003), F. Mauro (1972), Marczewski (1968), entre outros, foi possível alcançar os objetivos da pesquisa, que eram tanto de compreender a atuação dos entes da Administração Pública provincial no sentido de garantir o progresso econômico da Província em um período crucial para o Império Brasileiro (anos 1840) como apresentar e discutir as estatísticas econômicas e financeiras mais relevantes para a compreensão geral do quadro situacional em que se encontrava a Parahyba do Norte a partir de 1841, as suas oscilações, evoluções e involuções, no decorrer do decênio, assim como as expectativas para o período que se iniciaria a partir de 1850, que se mostravam demasiado promissoras, tomando por base os dados considerados sob a perspectiva de serialização. Foi possível, assim, realizar importante resgate de dados estatísticos relativos à economia, às finanças públicas da Província, assim como às questões de natureza demográfica, à vacinação praticada no período estudado, às obras públicas que se realizavam, e outros aspectos em muito relevantes para a compreensão da Parahyba do Norte da década de 1840, que podem ser complementarmente analisados em conjunto com perspectivas mais sociais, culturais, de mentalidades, ou “observadas sob o ângulo do inferior”, que se encontram em abundância no ambiente acadêmico deste século, autoproclamado “renovado”, qualquer que seja o propósito duma história que a isto busque.
Descrição: ASSIS, L. R. P. de. História financeira, econômica e administrativa da Província da Parahyba do Norte na década de 1840. 2020. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22927
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF — Lucas Ramon Porto de Assis.pdfPDF — Lucas Ramon Porto de Assis1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.