Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22932
Título: Os moinhos trarão bons ventos? Parque Eólico de Santa Luzia – PB e o desenvolvimento regional sustentável
Autor(es): Costa Neto, Cloves Fernandes da
Palavras-chave: Energia eólico
Parque eólico
impacto socioeconômico
Semiárido paraibano
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar os impactos socioeconômicos dos parques eólicos no município de Santa Luzia, no Estado da Paraíba. Nesse intuito, buscamos compreender as transformações que o empreendimento de energia eólica produziu na estrutura configuracional do semiárido paraibano. Para tanto, construímos um referencial teórico, para o qual tivemos a oportunidade de contar com o auxílio da literatura acadêmica existente a partir de autores que pontuam reflexões sobre a temática trabalhada. Em termos metodológicos, desenvolvemos uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa. Realizamos a pesquisa no município de Santa Luzia – PB a partir do primeiro complexo eólico local, o qual é formado pelos parques de Canoas, Lagoa I e Lagoa II, além do Complexo Eólico Chafariz Sul que também se localiza no município e se encontra em fase de construção. A entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado e aplicado com moradores das imediações de ambos os complexos eólicos, funcionários dos parques, empresários do município e representante do poder municipal. Constatamos que os empreendimentos de energia eólica são importantes vetores de transformação socioeconômica para o desenvolvimento local. Além de identificá-lo como economicamente viável, identificamos significativas possibilidades de ser politicamente correto e ambientalmente sustentável.
Descrição: COSTA NETO, C. F. Os moinhos trarão bons ventos? Parque Eólico de Santa Luzia - PB e o desenvolvimento regional sustentável. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22932
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cloves Fernandes da Costa Neto.pdfPDF - Cloves Fernandes da Costa Neto1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito - PDF.pdfTermo de depósito86.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.