Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22935
Título: Os jogos de linguagem como instrumento de análise da racionalidade religiosa no fideísmo wittgensteiniano
Autor(es): Matos, Ismaélia Coelho
Palavras-chave: Racionalidade religiosa
Jogos de linguagem
Crença
Filosofia
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: Desde a modernidade, com o divórcio entre fé e razão, a questão da racionalidade religiosa se não nos toca pela relevância, nos toca pela emergência do assunto. O discurso religioso, desde então, perdeu seu status racional enquanto fonte de acesso à Verdade para o discurso científico. A crença em Deus e suas explicações sobre o mundo e todas as atividades humanas foram colocadas em xeque e a secularização transformou o discurso de confissão de fé numa atividade ingênua, de baixa inteligibilidade e irrelevante. Enquanto isso, o discurso científico ganhou cada vez mais credibilidade racional por investigar objetos empíricos e apresentar evidências dos seus resultados. Mas, no interior do discurso científico também há crenças que sustentam suas proposições, de modo que, nos leva a questionar os fundamentos da crença. Portanto, o problema da presente pesquisa visa encontrar uma maneira de entender a racionalidade religiosa, considerando que exigir uma racionalidade teórica da fé é misturar os jogos de linguagem que são próprios a cada discurso. Assim, os jogos de linguagem dessemelhantes não podem ser confundidos, consequentemente, é necessário assumir um determinado jogo de linguagem epistêmico para fazer algum tipo de pesquisa. Isto é, é possível afirmar que existem crenças que fazem as diferentes bases epistêmicas do conhecimento humano. Desse modo, as implicações para responder o nosso problema de pesquisa se deram na medida em que o discurso científico acusa a religião de não apresentar justificativas racionais da sua crença e investigar aquilo que não é capaz de demonstrar. E o modo como o problema foi abordado apresentou dois movimentos centrais: o primeiro, refere-se à investigação do pano de fundo histórico-filosófico a partir do pensamento de Jürgen Habermas que discutiu as bases seculares da modernidade até a colheita de seus resultados na atualidade, apresentando a era pós secular que retoma o discurso religioso na sociedade política e civil por meio da tradução dos seus termos sagrados para uma linguagem secular. O segundo movimento acomodou o Fideísmo Wittgensteiniano enquanto corrente com elementos suficientes para dar uma possível resposta ao nosso problema de pesquisa: como entender a racionalidade religiosa? Para tanto, partimos da hipótese que o discurso religioso é provido de racionalidade porque apresenta dentro do seu jogo de linguagem o emprego das palavras submetidas a regras próprias de funcionamento possibilitando seu significado e sentidos aplicáveis. Assim, a língua é viva e abarca uma incomensurabilidade de combinações operadas pelo falante através das suas crenças infundadas que expressam parte do seu pensamento e exteriorizam sua forma de vida. Quanto a metodologia, a pesquisa foi desenvolvida com finalidade epistêmica teórica com objetivo descritivo, sob o método hipotético-dedutivo com abordagem qualitativa e realizada com procedimento bibliográfico.
Descrição: MATOS, I. C. Os jogos de linguagem como instrumento de análise da racionalidade religiosa no fideísmo wittgensteiniano. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22935
ISSN: CDD 193
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ismaélia Coelho Matos.pdfPDF - Ismaélia Coelho Matos736.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito766.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.