Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2294
Título: Modelagem de um aplicativo m-Health para auxilio ao diagnóstico e cuidados em pacientes com fadiga oncológica
Autor(es): Soares, Adilson Barros
Palavras-chave: Neoplasia mamária
Câncer
Oncologia
mHealth
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: A integração entre as tecnologias de informação e os processos de comunicação tem revolucionado a organização dos sistemas de saúde no mundo. Aplicativos m-Health, em conjunto com dispositivos eletrônicos e técnicas de mineração de dados, estão mudando o perfil do atendimento aos serviços de saúde. Uma área que pode se beneficiar muito com a utilização dessas tecnologias é a Oncologia. Estudos realizados apontam que grande parte dos pacientes que recebem tratamentos contra o câncer apresenta aumento nos níveis de fadiga resultando em diminuição significativa da capacidade funcional. Nesse contexto, este artigo de revisão sistemática apresenta um cenário propício para a modelagem de um sistema "mobile" de suporte remoto para auxiliar diagnósticos médicos com foco em fadiga oncológica. Para avaliação dos conceitos envolvidos, foram descrito meios de apoio ao monitoramento clínico da capacidade funcional de pacientes com neoplasia mamária, que devido à importância desse tipo de câncer para o Sistema Único de Saúde – SUS, por ser o segundo mais evidente no país e primeiro entre as mulheres, foi escolhido como base para nossas pesquisas iniciais.
Descrição: SOARES, A. B. Modelagem de um aplicativo m-Health para auxilio ao diagnóstico e cuidados em pacientes com fadiga oncológica. 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2294
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adilson Barros Soares.pdfAdilson Barros Soares543.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.