Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22944
Título: Estudo sobre a evolução histórica da disciplina legal dos precatórios no Brasil
Autor(es): Costa Junior, Adalberto Belarmino da
Palavras-chave: Precatório
Regramento legal
Evolução histórica dos precatórios
Data do documento: 16-Nov-2020
Resumo: A presente monografia tem como objetivo realizar estudo sobre a evolução histórica da disciplina legal dos precatórios no Brasil. A temática insere-se no contexto das discussões sobre efetividade dos direitos reconhecidos por decisão judicial, bem como da segurança jurídica. De regra, a problemática dos precatórios envolve a morosidade do Poder Público em honrar seus compromissos e constantes iniciativas que visam protelar o pagamento, de modo que ao cidadão resta esperar longamente pelo recebimento do seu crédito. Justifica-se o tema por sua relevância no âmbito jurídico, abordando matéria de natureza constitucional, como também no contexto social, pois o Poder Público deveria ser o primeiro a dar o bom exemplo de respeitar os direitos dos cidadãos, muitas vezes idosos e com créditos prioritários. Trata-se de pesquisa descritiva, teórica, bibliográfica, com consulta a livros, artigos e sites oficiais que abordam a matéria, adotando o método histórico. Ao final, conclui-se que houve avanços significativos na disciplina legal dos precatórios, inclusive erigindo-os à categoria constitucional, mas ainda permanecem entraves que geram morosidade. Espera-se, com isso, contribuir para os estudos acerca de tema tão relevante para o ordenamento jurídico.
Descrição: COSTA JUNIOR, A. B. da. Estudo sobre a evolução histórica da disciplina legal dos precatórios no Brasil. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22944
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adalberto Belarmino da Costa Júnior787.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito705.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.