Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22958
Título: Propriedades ópticas das restaurações em zircônia: uma retrospectiva de 10 anos.
Autor(es): Silva, Bruna Dantas da
Palavras-chave: Cerâmica
Estética dentária
Zircônia
Data do documento: 1-Jul-2020
Resumo: A interação da estrutura dentária com a luz se dá de maneira complexa devido aos seus diferentes constituintes, permitindo que a mimetização desta seja um desafio em reabilitações estéticas. Mesmo sendo considerada a cerâmica mais resistente e tenaz utilizada em odontologia, a zircônia, particularmente sua estética e translucidez tem sido um dos maiores desafios em sua utilização. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura quanto aos principais parâmetros, intrínsecos e extrínsecos, que influenciam nas características ópticas da zircônia utilizada em reabilitações estéticas. A pesquisa bibliográfica primária se deu através de estratégia de busca avançada nos bancos de dados Medical Publications (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), através dos descritores: "Optical Properties", "Zirconia" e "Esthetic Restorations", no período de 2010 a 2020, nos idiomas inglês e português. A busca eletrônica foi complementada por busca manual nas referências dos artigos selecionados, e somados aos estudos previamente selecionados, um total de 29 artigos foram analisados qualitativamente. Verificou-se que as propriedades ópticas das restaurações dentárias em zircônia são afetadas por diversos parâmetros, intrínsecos e extrínsecos, os quais quando manipulados podem favorecer a estética do material promovendo uma excelente mimetização da estrutura dental, além de influenciar em suas propriedades elétricas e mecânicas. Devido à complexidade de possíveis interações desses parâmetros, é difícil prever o comportamento da zircônia com diferentes composições químicas, submetidas a diferentes técnicas e temperaturas de sinterização. Consequentemente, o desenvolvimento de uma nova zircônia combinando altas propriedades mecânicas e translucidez desejáveis ainda é um desafio complexo.
Descrição: SILVA, Bruna Dantas da. Propriedades Ópticas das Restaurações em Zircônia: Uma Retrospectiva de 10 anos. 2020. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22958
ISSN: CDD 617.6
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Dantas da Silva.pdfPDF - Bruna Dantas da Silva1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito218.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.