Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22959
Título: Política de Formação Continuada de Professores(as) da EJA e suas Implicações na prática pedagógica
Autor(es): Souza, Maria do Patrocinio de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Prática pedagógica
Formação docente
Política pública
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: Com base na legislação educacinal, a oferta de formação continuada, assim como, o preparo do docente, deve ser prioridade nas agendas governamentais, permitindo o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no processo de formação inicial e elevando a qualidade do ensino e da aprendizagem dos sujeitos. Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento das políticas de formação continuada, destinada aos professores da Educação de Jovens e Adultos no município de Solânea/PB. Assumimos a abordagem qualitativa de pesquisa, fazendo uso como procedimento metodológico do questionário, aplicado junto a 05 professores/as das instituições locus da pesquisa. Teoricamente, nos apoiamos nas leituras de autores como: Barreto e Barreto (2011); Saviani (2009); Freire (1987, 1989, 1996); Gadotti (2011), Rua (2005), entre outros. Os resultados evidenciaram que os professores compreendem a importância e a necessidade da formação continuada para aperfeiçoamento da profissão docente e favorecimento do desempenho das atividades didático-pedagógicas voltadas para os sujeitos da EJA. A partir da pesquisa de campo, evidenciamos que embora a formação continuada tem sido ofertada para os professores da EJA, a falta de regularidade dos encontros e o distanciamento da proposta de formação e dos formadores, considerando a realidade da EJA, da escola e do município, se constituem um impeditivos para uma ação mais eficaz nesse campo de saber. Apesar disso, constatamos que palestras e orientações são oferecidas, constantemente, pela equipe pedagógica do município e nas escolas têm contribuído para o enfrentamento dos desafios e necessidades dessa modalidade, contribuindo no ensino e aprendizagem dos educandos Jovens e Adultos.
Descrição: SOUZA, M. do P. de. Política de formação continuada de Professores(as) da EJA e suas Implicações na prática pedagógica. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22959
Aparece nas coleções:III - EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Patrocinio de SouzaPDF - Maria do Patrocinio de Souza566.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito80.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.