Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22960
Título: Crimes do colarinho branco: uma análise sobre a eficácia normativa da lei 7.492/86
Autor(es): Silva, Willy Marques da
Palavras-chave: Crimes financeiros
Cofre público
Limites normativos
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: O Brasil é reconhecido, no cenário mundial, pelos os inúmeros escândalos de corrupção e fraudes contra a coisa pública. Dentre tais tipos penais, o crime do colarinho branco é caracterizado por não ser violento, com motivação financeira e que pode ser praticado por agentes estatais ou que possuam direta relação com a coisa pública. Na prática, negócios jurídicos, aproveitando-se das peculiaridades específicas inerentes à administração pública, são fraudados objetivando a obtenção de vantagens pessoais. O objetivo geral desse artigo é apresentar aspectos da Lei 7.492/86 (Lei do Colarinho Branco) como instrumento de prevenção e punição aos crimes cometidos contra o sistema financeiro nacional. Para tanto, questionou-se quais os limites normativos do Decreto-Lei nº 7.492/86 que contribuem para a ineficácia da norma quando da prática do crime do colarinho branco? Assume como pressuposto que os crimes do colarinho branco são práticas vedadas pelo direito penal em função do grave dano que causam ao interesse público A metodologia é classificada como uma revisão bibliográfica exploratória do tipo qualitativa desenvolvida a partir do método dedutivo. Em um cenário social marcado pelos inúmeros casos de corrupção e práticas desse tipo penal justificam os constantes estudos científicos sobre essa temática. É com todos esses argumentos que é justificável a construção dessa pesquisa.
Descrição: SILVA, Willy Marques da. Crimes do Colarinho Branco: Uma Análise Sobre a Eficácia Normativa da Lei 7.492/86. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22960
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Willy Marques da Silva.pdfWilly Marques da Silva917.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito348.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.