Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22965
Título: O conflito de princípios a partir das propostas de ampliação do aborto legal no ordenamento jurídico brasileiro: direito à vida versus direito à autonomia reprodutiva
Autor(es): MAIA JUNIOR, José Roberto
Palavras-chave: Aborto
Direito à vida
Autonomia reprodutiva
Data do documento: 6-Dez-2018
Resumo: A (des)criminalização do aborto no Brasil está constantemente em debate tanto na esfera legislativa como na sociedade, gerando discussões entre os partidários pró- vida e pró-escolha. Embora criminalizado, o aborto é um evento comum na vida reprodutiva das mulheres brasileiras, fazendo com que a norma penal seja ineficaz no combate à prática delituosa. Atualmente, nossa legislação condena criminalmente o aborto em todas as circunstâncias, mas exclui a punibilidade nos casos de risco de morte para a mãe, estupro e anencefalia; de maneira que diversas propostas legislativas estão em tramitação com intuito de modificar o dispositivo penal referente a este crime. Objetiva-se com este trabalho discutir as propostas de ampliação do rol de excludentes de ilicitude do crime de aborto no Brasil, analisando-as com base no conflito principiológico da inviolabilidade do direito à vida e da autonomia reprodutiva da mulher. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, no qual utiliza-se do método dedutivo a partir de revisão bibliográfica e análise dos dispositivos legais, nas diversas searas do direito. De acordo com a análise dos textos legais, pode-se concluir que, no Brasil, todo ser humano tem garantido o direito à vida desde a sua concepção, conforme tutelado pela vigente Constituição Federal Brasileira, bem como nas legislações internacionais e infraconstitucionais, com o nascituro representando uma vida humana em toda sua plenitude, individualidade e potencialidade, sendo efetivamente sujeito de direitos, notadamente do direito a vida, que se faz requisito mínimo e necessário a todos os demais direitos fundamentais, rechaçando-se a possibilidade de descriminalização do aborto.
Descrição: MAIA JUNIOR, José Roberto . O conflito de princípios a partir das propostas de ampliação do aborto legal no ordenamento jurídico brasileiro: direito à vida versus direito à autonomia reprodutiva. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22965
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Roberto Maia Junior.pdf452.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.