Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22967
Título: A era da pós-verdade: o impacto das fake news no cenário político brasileiro
Autor(es): Gomes, Anny Isabelle de Lacerda
Palavras-chave: Pós-verdade
Fake News
Neopopulismo
Eleições presidenciais
Data do documento: 14-Dez-2018
Resumo: O presente artigo se propõe a analisar o surgimento da pós-verdade e seu fortalecimento mediante a disseminação das fake news, além de compreender o impacto da propagação das notícias falsas no cenário político brasileiro. A escolha do presente tema baseia-se na relevância jurídica e social que o tema traz à tona. Verificou-se que o contexto trazido pela pós-verdade estimula o surgimento de práticas neopopulistas, através de líderes que utilizam discursos emotivos, fundados em crenças subjetivas compartilhadas de que eles serão a única salvação para a realidade vivida. Concluiu-se que não há como se falar em mudança direta de opinião causada pela disseminação das fake news, mas em uma manipulação que a desinformação trazida por elas causa na forma de discernir do eleitor, fazendo com que a tomada de decisão que é o voto reste prejudicada.
Descrição: GOMES, Anny Isabelle de Lacerda. A era da pós-verdade: o impacto das fake news no cenário político brasileiro. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22967
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anny Isabelle de Lacerda Gomes.pdf8.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.