Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22972
Título: Uma discussão sociológica sobre a reciprocidade e a cooperação camponesa
Autor(es): Morais, Paula Lúcia
Palavras-chave: Comunidade rural. Campesinato. Agricultura familiar. Reciprocidade.
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho trata sobre os valores de reciprocidade e cooperação no campesinato. O objetivo pretendido é analisar como estes valores se mantém vivos no meio rural, especificamente na agricultura familiar, modalidade de trabalho camponês em que se ilustram bem os conceitos acima citados. Destacando como a importância deste trabalho a percepção do meio rural enquanto espaço de vivência e sociabilidades, para além de um espaço destinado ao trabalho. Para abordar a temática, foi feita uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza exploratória, em que foram escolhidos textos de MAUSS (2003), QUEIROZ (1976), SABOURIN (2009) e WANDERLEY (2004). Desta forma, um diálogo entre os autores foi estabelecido, a fim de compreender como os conceitos analisados se interrelacionam num panorama geral ao somar suas diferentes perspectivas. À guisa de conclusão, aponta-se como este trabalho pode contribuir com a continuidade da exploração desta temática tão significativa para o entendimento do campesinato enquanto parte fundamental da sociedade e cenário que perpetua práticas culturais tão longevas.
Descrição: MORAIS, Paula Lúcia. Uma discussão sociológica sobre a reciprocidade e a cooperação camponesa. 2020. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia). Universidade Estadual da Paraíba, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22972
Aparece nas coleções:32 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paula Artigo - pronto.pdf216.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito tcc.pdf307.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.