Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22977
Título: Um estudo sobre a atuação do banco Bradesco nos Arranjos Produtivos Locais - APLs no Brasil
Autor(es): Cabral do Ó, Clécio Fernando
Palavras-chave: Competitividade
Arranjos produtivos locais
Banco Bradesco
Data do documento: 30-Jun-2011
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: As empresas buscam continuamente modelos para melhorar os desempenhos de seus negócios, alternativas de maiores e melhores níveis de competitividade e em quais órgãos podem procurar um suporte seja ele na capacitação de mão-de-obra, consultorias ou financiamentos com condições acessíveis para que estas empresas possam tornar-se mais competitivas no mercado. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar a atuação do BRADESCO junto às empresas inseridas nos Arranjos Produtivos Locais-APLs no Brasil, mostrando a estrutura e as linhas de crédito criadas pelo BRADESCO para atendê-las, abordar as principais características da parceria com o BNDES e do convênio com o SEBRAE Nacional, apresentar a identidade do APL dentro da organização BRADESCO e verificar os resultados obtidos nos APLs apoiados da Paraíba. Para a elaboração da pesquisa deste trabalho, foi utilizado uma abordagem metodológica empregando-se um estudo de caso, já quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e o método da abordagem foi o qualitativo. Para a realização do estudo de caso deste trabalho, o pesquisador realizou observações no BRADESCO (matriz), onde foi acurada pesquisas em documentos bancários envolvendo os APLs, que foram analisadas cuidadosamente e feitas suas devidas anotações. Como o pesquisador é um dos gerentes de APLs do BRADESCO, foi possível neste contexto, verificar também os resultados obtidos nos mesmos. Por fim, foram mostradas durante este trabalho as principais características dos APLs e o que o governo fez para incentivar o desenvolvimento regional propiciado por esses Arranjos, que foi a criação do Grupo de Trabalho Permanente em Arranjos Produtivos Locais GTP-APL, tendo o BRADESCO como única instituição financeira privada à apoia-los. Atento ao crescimento dos APLs e ao desenvolvimento regional conduzido pelos mesmos, o BRADESCO passou a focar este segmento como uma de suas prioridades.
Descrição: CABRAL do Ó, C. F. Um estudo sobre a atuação do banco Bradesco nos Arranjos Produtivos Locais - APLs no Brasil. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22977
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clécio Fernando Cabral do Ó.pdf892.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.