Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22986
Título: Qualidade em serviços: análise na percepção dos clientes externos da ótica Moura em Campina Grande - PB
Autor(es): Martins, Iêsa Morgana Moura
Palavras-chave: Qualidade em serviços
Qualidade total
Satisfação dos clientes
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A qualidade tornou-se uma ferramenta fundamental no mercado competitivo de hoje. Neste contexto, o mercado de serviços é um dos que mais cresce, inclusive no Brasil, onde é um dos setores que mais se emprega no país. Assim, faz-se necessário zelar por serviços de qualidade que agreguem lucratividade e assegurem a satisfação dos clientes. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar na percepção dos clientes externos a qualidade dos serviços prestados pela Ótica Moura, em Campina Grande – PB. Na metodologia foram utilizadas pesquisas exploratória, descritiva, aplicada, pesquisa de campo, bibliográfica e estudo de caso; bem como os métodos quantitativo e qualitativo. O universo da pesquisa foram 250 clientes reais, destes foi retirada uma amostra de 70 clientes, equivalente a 28%. O instrumento foi um questionário, contendo cinco questões sobre o perfil dos pesquisados e vinte assertivas, distribuídas em cinco dimensões: tangibilidade, empatia; competência, confiabilidade e responsividade. Também foi utilizada uma escala de avaliação, adaptada para três categorias: Boa, Regular e Ruim. Nos resultados, verificou-se que a maioria demonstrou satisfação em todas as dimensões, pois a opção escolhida foi “Boa”; bem como, nenhum dos pesquisados indicou que a qualidade dos serviços prestados é “Ruim”. Entretanto a empresa deverá investir mais em Confiabilidade, Empatia e Responsividade. Espera-se que a empresa objeto de estudo trace estratégias que sirvam para melhorar a qualidade dos serviços que vem prestando aos clientes.
Descrição: MARTINS, I. M. M. Qualidade em serviços: análise na percepção dos clientes externos da ótica Moura em Campina Grande - PB. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22986
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iêsa Morgana Moura Martins.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.