Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22998
Título: Avaliação da sustentabilidade na agricultura numa propriedade familiar, em Fagundes – PB, através de indicadores sociais, ambientais e econômicos
Autor(es): Borges, Igo Marinho Serafim
Palavras-chave: Agroecossistema
Manejos de produção
Desenvolvimento sustentável
Práticas agrícolas
Data do documento: 20-Jul-2020
Resumo: A alimentação humana desde os primórdios é realizada através do cultivo. Essa, principalmente, por meio da agricultura familiar, que por sua vez pode ser realizada em solos distintos. Nessa perspectiva, busca-se ter diferentes práticas e manejos de produção para que possa ser atingido com sustentabilidade agrícola e socioambiental. Diante desse contexto, a referida pesquisa objetivou utilizar indicadores sociais, econômicos e ambientais para avaliar a sustentabilidade em uma comunidade rural de base familiar localizada no município de Fagundes na Mesorregião do Agreste Paraibano e como objetivos específicos: discutir, analisar e investigar a importância da sustentabilidade na referida comunidade agrícola familiar. Para tanto, utilizou-se o método de MESMIS (Marco para Evaluación de Sistemas de Manejo de Recursos Naturales Incorporando Indicadores de Sustentabilidad), o qual aborda uma série de indicadores sociais, econômicos e ambientais para diagnosticar a sustentabilidade em propriedades de sistemas de produção agrícola familiar. O método foi de extrema importância para a pesquisa, uma vez que foi possível atingir os objetivos almejados. Como resultados, cerca de 73,70% dos indicadores do ecossistema encontra-se em situações ideais, evidenciando assim, um manejo próximo à sustentabilidade adequada. Para que se melhore a produtividade e a sustentabilidade das práticas agrícolas, foram sugeridos recomendações de correção dos pontos críticos verificados. Portanto, as medidas tiveram como norte de elaboração as condições socioeconômicas do grupo familiar e do lugar, no intuito de elevar a produtividade no agroecossistema sem causar prejuízos ambientais.
Descrição: BORGES, I. M. S. Avaliação da sustentabilidade na agricultura numa propriedade familiar, em Fagundes – PB, através de indicadores sociais, ambientais e econômicos. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22998
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Igo - Versão final.pdfTCC - IGO MARINHO SERAFIM BORGES1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo-de-Deposito-VersaoFinal-TCC.pdfTermo de Deposito - IGO MARINHO SERAFIM BORGES144.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.