Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2300
Título: O jornalismo e a internet: o blog como ferramenta da notícia
Autor(es): Almeida, Manuelly Meira de
Palavras-chave: Jornalismo
Internet
Blog
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Com o crescimento da informação virtual, torna-se fundamental contextualizar as diversas possibilidades de se exercer o jornalismo diante dos avanços tecnológicos, buscando mostrar como a internet permite ao profissional jornalista ampliar a qualidade da informação e a capacidade de interação com o leitor. Desta forma, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como principal objetivo analisar a relação da internet e o jornalismo, buscando mostrar a importância do blog como ferramenta virtual e interativa no processo de construção da notícia. Mais especificamente, pretende-se realizar um breve estudo sobre a trajetória do jornalismo, mostrando a sua atual realidade. Além disso, buscou-se caracterizar a importância da internet no contexto jornalístico, demonstrando os diversos recursos no auxílio da difusão da informação jornalística, dando ênfase ao blog. Para alcançar os objetivos propostos foi utilizada uma pesquisa bibliográfica com características exploratórias e análise qualitativa dos dados coletados em fontes primárias e secundárias de diversos autores, dentre eles Sousa (2008), Gomes (2005), Crucianelli (2010), Murad (2003), Canavilhas (2004) entre muitos outros que abordam assuntos inerentes ao tema escolhido. Ao final, constatou-se que as mudanças ocorridas ao longo do tempo forçaram o jornalismo a se adaptar a chegada dos novos meios de comunicação, como o Rádio e a TV e, atualmente, a Internet. Com relação à Internet, diversas são as ferramentas disponíveis para a utilização do jornalismo, dentre elas, está o blog, que revolucionou a linguagem jornalística e trouxe definitivamente uma notícia que não se restringe à sua divulgação, mas, vai além, dispõe ao leitor a oportunidade de questionar, auxiliar e até transformar o sentido da notícia em tempo real.
Descrição: ALMEIDA, M. M. de. O jornalismo e a internet: o blog como ferramenta da notícia. 2013. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2300
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manuelly Meira de Almeida.pdfManuelly Meira de Almeida1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.