Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23001
Título: A formação docente e a educação nas prisões: a preparação do professor e os desafios da educação prisional
Autor(es): Araujo, Lorraynne Rayane Guimarães de
Palavras-chave: Educação prisional
Formação docente
Prática Pedagógica
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: Este trabalho tem por escopo analisar a articulação entre a formação acadêmica docente e o preparo de professores para atuarem no contexto da educação prisional. Considerando que, a educação em cárcere se constitui em um importante instrumento de ressocialização e reintegração dos sujeitos apenados, buscamos identificar os possíveis desafios enfrentados pelos docentes, aja vista a falta de uma abordagem mais específica deste tema nos cursos de licenciatura, bem como da escassez de recursos do próprio aparelho estatal para dar suporte aos profissionais que já atuam neste campo. Para isto, realizamos uma pesquisa por meio de aplicação de questionário junto a professores e graduandos de diferentes cursos de licenciatura da cidade de Campina Grande-PB para entendermos como se dá a relação entre a formação nas universidades e o preparo para docência nas prisões. Investigamos também as práticas educativas para Jovens e Adultos exercidas na escola Paulo Freire que funciona na penitenciária regional de Campina Grande Raymundo Asfora – PB (Serrotão), a fim de problematizarmos as condições da docência no âmbito prisional. Desta forma, buscamos discutir a importância do debate sobre educação prisional na academia, e da realização de cursos de formação continuada enquanto estratégias fundamentais para o preparo de professores para atuarem neste campo e assim, promover uma educação emancipatória nestes espaços.
Descrição: ARAÚJO, L. R. G de. A formação docente e a educação nas prisões: a preparação do professor e os desafios da educação prisional. 2019. 32f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23001
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORRAYNE VERSÃO FINAL DO FINAL-convertido (1).pdfTCC - LORRAYNNE RAYANE GUIMARÃES DE ARAUJO634.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdfTermo de Depósito - LORRAYNNE RAYANE GUIMARÃES DE ARAÚJO1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.