Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23007
Título: A residência pedagógica: experiências e desafios no ensino-aprendizagem em história na educação básica
Autor(es): Souza, Olívia Maria Paulino Belmino de
Palavras-chave: Programa de Residência Pedagógica - PRP
Ensino de História
Educação Básica
Prática docente
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: A residência pedagógica enquanto programa de formação inicial à docência, permite o conhecimento da escola através de experiências diferenciadas, possibilitando novos olhares para a formação inicial e o campo de atuação da docência na educação básica. Neste artigo apresentamos como objetivo principal analisar experiências, resistências e resultados através da atuação como docente no subprojeto História d o Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual da Paraíba campus de Campina Grande PB. Os relatos de nossa experiência no subprojeto fazem parte da ação na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Borges de Carvalho, em Alagoa Nov a PB, com uma turma de 9ª ano do ensino fundamental II. Diante disso, a principal motivação para produção deste trabalho decorre de possibilitar um maior conhecimento e disseminação referente ao programa da residência pedagógica presente nas licenciatura s, bem como dos seus processos de efetivação e de como ocorre a dinâmica do trabalho e de sua prática possibilitada por meio da inserção de graduandos no ambiente escolar como regentes de aula. Consideramos que a atuação como residente no programa de Residência Pedagógica, permite entrelaçar aspectos teóricos e práticos do trabalho docente, para que o graduando conheça os desafios de ensinar a partir de sua vivência na sala de aula de História, o que nos permite ressaltar os objetivos e resultados apresenta dos pela residência pedagógica na educação básica.
Descrição: SOUZA, O. M. Paulino B. de. A residência pedagógica: experiências e desafios no ensino-aprendizagem em história na educação básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23007
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - OLÍVIA MARIA PAULINO BELMINO DE SOUZA.pdfTCC - OLÍVIA MARIA PAULINO BELMINO DE SOUZA180.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito - OLÍVIA MARIA PAULINO BELMINO DE SOUZA1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.