Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23018
Título: Extensão universitária: espaço de interação de saberes no desenvolvimento dos discentes
Autor(es): Mélo, Celâny Texeira de
Palavras-chave: Universidade
Extensão universitária
Desenvolvimento discente
Formação universitária
Data do documento: 24-Nov-2020
Resumo: A universidade, que é uma ambiência para a construção do conhecimento, precisa promover atividades que contemplem o pensar e o fazer de forma integrada. Desse modo, a Extensão não pode se distanciar da teoria e prática, pois, dentre tantas funções, esta promove o aspecto formativo dos discentes. Assim, este trabalho desvelou-se em investigar como a Extensão Universitária pode se configurar em uma atividade de interação de teoria e prática que colabora no desenvolvimento dos discentes envolvidos em projeto de extensão numa relação de práxis. Para tanto, buscou-se refletir sobre a relação entre a Extensão Universitária e a sociedade, verificando como esta dimensão da universidade pode ser uma possibilidade de encontro entre a teoria e a prática, colaborando para a formação dos discentes. A pesquisa contemplou uma abordagem qualitativa, com um estudo de natureza bibliográfica e realização de entrevistas. Participaram da pesquisa quatro discentes, que atuam em projetos de extensão na Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, Campus I, Campina Grande. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista estruturada, orientada por cinco questões, que foram analisadas na perspectiva interpretativista, que permitiu uma apreensão nas falas das entrevistadas acerca da Extensão em seu desenvolvimento. A pesquisa desvelou que a Extensão Universitária se concretiza como uma atividade da universidade, permeada pela práxis, colaborando para o desenvolvimento dos discentes, uma vez que permite que haja ação e reflexão na sua formação universitária, embasada em saberes que envolvem teoria e prática, oportunizando que tais discentes se desenvolvam como seres profissionais e sociais.
Descrição: MÉLO, C. T. de. Extensão universitária: espaço de interação de saberes no desenvolvimento dos discentes. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23018
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CELANY TEIXEIRA DE MELO.pdfPDF - CELANY TEIXEIRA DE MELO.pdf697.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_.pdfTermo_de_Deposito_.pdf90.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.