Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Anderson Felipe Leite dos-
dc.date.accessioned2021-02-18T23:15:39Z-
dc.date.available2021-02-18T23:15:39Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.otherCDD 551.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23019-
dc.descriptionSANTOS, A. F. L. Abordagem teórico-metodológica do componente físico-natural solo na formação continuada e a prática docente em geografia em educação básica. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractCom o desenvolvimento capitalista e a consequente intensificação da exploração econômica dos recursos físico-naturais pelas atividades produtivas, a apropriação, cada vez mais desenfreada, da rentabilidade do solo passou a refletir uma série de impactos socioambientais relacionados a este recurso. Seja pela introdução de novas técnicas de manejo nas atividades agropecuárias, seja pela reprodução técnicas tradicionais, a exemplo das queimadas, o fato é que a degradação do solo tem se tornado um problema que tanto repercute sob o nível de sua produtividade, como na promoção de desequilíbrios naturais pré-existentes. O avanço das fronteiras agrícolas do agronegócio no campo brasileiro é ilustrativo da forma como o capital tende a se apropriar deste recurso e dele extrair, muitas vezes de forma predatória, sua máxima rentabilidade. Neste caso, o uso frequente e intenso de agrotóxicos que contaminam o solo e a retirada da cobertura vegetal para dar lugar a lavouras e pastagens, são ações propositivas a processos que degradam o solo. Por outro lado, a pequena agricultura, em menor grau, vale salientar, também tem adotado práticas agropecuárias que incidem para a degradação dos solos, e isso se deve, em grande parte, a falta de informação que a adoção de ações pautadas na exploração prejudicial do solo. Diante desse contexto, o papel da Geografia enquanto ciência que pensa a realidade socioespacial e dela extrai as explicações para a relação sociedade-natureza, deve direcionar a abordagem geográfica para a construção de referenciais explicativos para estes fenômenos e processos, bem como servir de base para a formação consciente e crítica dos cidadãos a partir da problematização da relação entre o desenvolvimento capitalista e a exploração deste recurso físico-natural. Assim, o estabelecimento de relações próximas entre a ciência geográfica e a geografia escolar é indispensável, destacando-se o papel do professor de Geografia, que através de suas aulas pode desenvolver práticas capazes de despertar no aluno o interesse em conhecer o solo, compreender a sua importância e contribuir para sua preservação. Em vista disso, neste trabalho o objetivo proposto buscou compreender a abordagem teórico-metodológica do Componente físico-natural solo na formação continuada e a sua importância na construção da prática docente em Geografia na educação básica. Para isto, tomou-se como referência analítica o contexto formativo e de atuação docente de uma turma do Curso de Especialização em Ensino de Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba, composta por 25 alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRecurso físico-naturalpt_BR
dc.subjectDegradação do solopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectSolopt_BR
dc.titleAbordagem teórico-metodológica do componente físico-natural solo na formação continuada e a prática docente em geografia em educação básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.