Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23032
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, Alyrian Carolina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-22T19:02:21Z | - |
dc.date.available | 2021-02-22T19:02:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23032 | - |
dc.description | DUARTE, Alyrian Carolina da Silva. Jogos e brincadeiras: o uso da ludicidade no ensino étnico-racial. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância dos jogos e brincadeiras para a promoção da diversidade étnica no espaço escolar, contribuindo para a desconstrução de preconceitos e reutilização deste método lúdico para a afetividade e coletividade. Este estudo partiu de uma experiência no estágio supervisionado percebendo a necessidade de pesquisar o papel do professor e suas práticas no combate ao racismo através da ludicidade na educação infantil. A pesquisa foi desenvolvida em uma creche localizada na cidade de Lagoa de Dentro-PB. Como sujeitos da pesquisa tiveram os/as estudantes do pré II desta instituição. Este trabalho está fundamentado em alguns teóricos como: Munanga (2005), Santos (1990), Santomé (2009), Mattoso (1982), Tobias (1972), Moacy (1940), Comas (1970), Ribeiro (1995), Beato (1998), Freire (1987), Fonseca (2002). A pesquisa desenvolvida foi a “pesquisa ação” nela foi aplicado atividades de conscientização aos alunos através da ludicidade. A mesma proporcionou ao pesquisador a reflexão da ação docente e a construção de identidade da criança, foi um momento de grande aprendizado, pois os resultados desta pesquisa foram de suma importância, visto que ocorreu de forma positiva e satisfatória, quebrando assim todo paradigma de racismo. Podemos perceber ao final do trabalho o quanto a escola pode influenciar no desenvolvimento étnico e cultural das crianças, mostrando-as não só os conteúdos didáticos, mas, também conteúdos que irão levar para toda sua vida em sociedade e isso sendo passado através do ensino lúdico, importante ferramenta para o aprendizado infantil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | Jogos e brincadeira: o uso da ludicidade no ensino étnico-racial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alyrian Carolina da Silva Duarte | PDF - Alyrian Carolina da Silva Duarte | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.