Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23037
Título: A Maturação do Pêssego: estudo do romance homoerótico Me chame pelo seu nome, de André Aciman, sob a influência do bildungsroman
Autor(es): Lima, Alan Alves
Palavras-chave: Bildungsroman
Homoerotismo
André Aciman
Data do documento: 28-Set-2020
Resumo: Com mais de dois séculos de existência, o gênero bildungsroman ainda exerce bastante influência na Literatura contemporânea, especialmente como instrumento para reafirmar grupos postos à margem da sociedade, como é o caso de mulheres, negros e aqueles que não se encaixam no padrão heterossexual. Um exemplo desse fenômeno é o romance homoerótico Me chame pelo seu nome, de André Aciman, que é adotado como foco de análise dessa pesquisa. Assim sendo, esse trabalho tem como finalidade analisar a influência do gênero na obra supracitada, bem como a presença marcante do homoerotismo. Buscamos levantar as principais características do bildungsroman para que pudéssemos associá-las ao romance de Aciman. Além disso, procuramos analisar o romance relacionando-o com a formação sexual do protagonista observando a fluidez sexual retratada e a participação dos demais personagens nesse desenvolvimento. Para tanto, utilizamos da pesquisa qualitativa como abordagem para nosso estudo, recorrendo à revisão bibliográfica através de estudos teóricos, como os de Iversen (2009) e Foucault (1988). Desse modo, lançamos luz sobre as principais características do bildungsroman, bem como da Literatura homoerótica. Ainda fazemos a associação dos gêneros com o romance em estudo. Arrazoamos, assim, que o romance Me chame pelo seu nome possui influência marcante do gênero bildungsroman, servindo de base para estudos posteriores relacionados à temática em destaque.
Descrição: LIMA, A. A. A Maturação do Pêssego: estudo do romance homoerótico Me chame pelo seu nome, de André Aciman, sob a influência do bildungsroman. 2020. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23037
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alan Alves de LimaPDF - Alan Alves de Lima609.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito121.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.