Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23045
Título: O gênero charge: uma experiência pedagógica na aplicação de uma sequência didática no Ensino Fundamental II
Autor(es): Souza, Évila Nadiã de
Palavras-chave: Multimodalidade
Ensino
Charge
Sequência Didática (SD)
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: A sociedade do século XXI é constituída por uma infinidade de textos visuais que permeiam perceptivelmente o cotidiano. A imagem deixa de ser uma mera ilustração, para ser associada a produção de sentidos, através dos elementos semióticos que contribuem para o desenvolvimento crítico dos sujeitos. Assim, as pesquisas em Linguística Aplicada, voltadas aos estudos do multiletramento e da multimodalidade textual, têm buscado explorar a linguagem verbal e não verbal da língua no contexto em que se inserem. Ressalta-se então, as inovações das tecnologias que vêmsomando e transformando a maneira de ensinar em sala de aula. Diante disso, a charge é um gênero textual multimodal, queexige uma leitura crítica e contextualizada com os acontecimentos sociais e políticos, em que o autor se utiliza de diversas semioses para expressar sua opinião através do texto. Partindo de tais ideias, este trabalho busca responder o seguinte questionamento: De que forma uma Sequência Didática (SD) pode contribuir para o trabalho com a multimodalidade através do gênero charge?.Neste sentido, considera-se como objetivo geral refletir sobre uma sequência didática que aborda o gênero charge como uma prática no Ensino Fundamental II,trata-se de um estudo qualitativo e uma pesquisa-ação com aplicação de uma SD elaborada pela professora pesquisadora, durante o Estágio Supervisionado II para alunos do 9º ano, durante os meses de novembro a dezembro do ano de 2019.Para subsidiaresteestudo, dialogou-secom as orientações e reflexões de Dionísio (2005,2008, 2014) e Rojo e Moura (2012) sobre multimodalidade; deMarcuschi(2005, 2008, 2010), Bakhtin (2010) e PCN’s (1998) sobre gêneros textuais; Landmann (2012) e Fonseca (1999) para conceituar o gênero Charge; e Dolz, Noverraz eSchneuwly(2004) que discutem o ensino de gêneros utilizando a sequência didática. Assim, o resultado desta pesquisa mostrou que através da sequência didática, elaborada a partir do gêneromultimodal charge, proporcionou aos alunos aulas mais atrativas e motivadoras, além de melhorar suas habilidades de leitura e sua opinião critica diante dos assuntos sociais e políticos.
Descrição: SOUZA, E. N. O gênero charge: uma experiência pedagógica na aplicação de uma sequência didática no Ensino Fundamental II. 2020. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23045
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Évila Nadiã de Souza.pdfPDF - Évila Nadiã de Souza1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito745.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.