Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23053
Título: Dislexia em adulto: um estudo de caso
Autor(es): Sena, Ana Carla Pereira de Sena
Palavras-chave: Dislexia em adultos
Diagnósticos
Ensino
Data do documento: 13-Dez-2019
Resumo: Dislexia em Adulto é um distúrbio que se apresenta-se com dificuldade na leitura e escrita. Os sintomas podem ser detectados quando criança. As dificuldades de aprendizagem iniciam-se seus efeitos durante os anos escolares, mas podem não se manifestar completamente até que as exigências pelas habilidades acadêmicas afetadas excedam as capacidades limitadas do aluno. As dificuldades no aprendizado não podem ser vistas como deficiências intelectuais, acuidade visual ou auditiva não corrigida, outros transtornos mentais ou neurológicos, falta de proficiência na língua de instrução acadêmica ou instrução educacional inadequada (Manual de diagnóstico de transtorno mentais (DSM – 5). (2014). O diagnóstico é a primeira porta para o tratamento. Com isso objetivamos compreender os efeitos que a dislexia causa na vida adulta. Foram tomados como objetivos específicos: Definir dislexia; falar sobre os tipos; como fazer o diagnóstico; discorrer sobre a importância de identificar o aluno com dislexia; discutir um estudo de caso específico; sugerir uma proposta de intervenção para uma dislexa adulta, inclusive forma de adaptação de atividades curricular. Para tanto utilizamos as contribuições de Jardeini (2010), Almeida (2009), o Manual diagnóstico e estatístico de transtorno mentais (DSM-5) e algumas propostas de leis de ensino inclusivo, tais como: LDB nº. 9.394/96, além de outras fontes teóricas de consulta. Desse modo, a pesquisa de campo qualitativa foi realizada com uma dislexa adulta que reside no município de Guarabira PB. O instrumento utilizado foi o questionário e entrevista. A metodologia foi a pesquisa de campo, mas especificamente um estudo de caso que, de acordo com Ventura (2007), tem origem na pesquisa médica e na pesquisa psicológica, com a análise de um caso individual que explica a dinâmica e a patologia de uma doença dada. Utilizamos, também, da pesquisa bibliográfica que é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites (FONSECA, 2002, apud GERHARDT, 2019).Como resultado, a pesquisa mostrou que existem casos específicos de pessoas com dislexia na escola, mas que a falta do conhecimento por parte do professor, de métodos de ensino fazem com que o problema não sejam detectados nem tratado, ocasionando assim muitas dificuldades na fase adulta. Nesse sentido o tema é relevante por se tratar o assunto que poucos conhecem. Além disso, os resultados buscam contribuir para professores e alunos que queiram aprender sobre o assunto e buscar melhores métodos de ensino.
Descrição: SENA, Ana Carla Pereira de. Dislexia em adulto: um estudo de caso. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23053
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carla Pereira de SenaPDF - Ana Carla Pereira de Sena611.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.