Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23068
Título: Criação de abelhas sem ferrão (meliponídea) na zona urbana de Campina Grande/PB
Autor(es): Silva, Adriano de Sousa
Palavras-chave: Abelha
Meliponicultura
Polinização
Equilíbrio ambiental
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: A criação de abelhas sem ferrão (Meliponídea) efetivam um importante potencial e relevância socioeconômica e ambiental. Através dessa prática obtém-se renda e conscientização da importância que o processo de polinização influência na manutenção dos ecossistemas naturais. O desaparecimento dessas espécies de abelha tem provocado intensa extinção de espécies vegetais e desequilíbrio ambiental. Diante disso, essa pesquisa buscou compreender a importância da criação de abelhas nativas sem ferrão (Meliponídea) na zona urbana de médias cidades - o caso de Campina Grande/PB; apontar os impactos econômicos para os meliponicultores e analisar alternativas sustentáveis de manejo da espécie. Por se tratar de um estudo qualitativo, descritivo de caráter exploratório foi utilizado os métodos de Lakartos e Marconi (2009), Prodanov (2013) e Gil (1994), a fim de atingir os objetivos propostos. Partindo da perspectiva que é no centro urbano que ocorre os maiores impactos ao meio ambiente, por isso as abelhas nativas sem ferrão (Meliponíneos), os criadores e o equilíbrio do ecossistema em perímetro urbano foram o foco dessa pesquisa. Conclui-se, que a criação e comercialização das espécies de abelhas nativas (Meliponídea) poderiam ser mais significativas se as questões burocráticas destacadas pelos criadores fossem mitigadas e amenizados os impactos econômicos para os meliponicultores. Atualmente, impossibilita que o crescimento da produção seja maior devido à falta de conhecimento da sociedade sobre a importância das abelhas nativas (Meliponíneos) para o equilíbrio dos ecossistemas naturais.
Descrição: SILVA, A. S. Criação de abelhas sem ferrão (meliponídea) na zona urbana de Campina Grande/PB, 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23068
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ADRIANO DE SOUSA SILVA.pdfPDF - ADRIANO DE SOUSA SILVA1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF -Termo de depósito - ADRIANO DE SOUSA SILVA.pdfPDF - Termo de Deposito - ADRIANO DE SOUSA SILVA151.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.