Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2307
Título: Eu conto, tu recontas: expressão de sentimentos infantis através das estórias
Autor(es): Moraes, Imytissonara Oliveira Araújo Leôncio de
Palavras-chave: Psicoterapia
Ludoterapia
Infância
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Este trabalho trata de um estudo de caso, de cunho qualitativo-interventivo, realizado com uma criança de 09 anos de idade, em acompanhamento psicoterápico na Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba. As investigações foram realizadas durante os últimos momentos de cada sessão de psicoterapia, tendo como objetivo geral analisar e investigar como a criança expressa seus sentimentos através das estórias contadas. Foram tomados como objetivos específicos a investigação sobre o modo como as crianças, através das estórias, projetam a sua realidade na (re)construção de suas histórias; e analisar como as crianças expressam seus sentimentos durante o diálogo sobre as estórias. Foram realizados 05 encontros com a inserção das estórias. Nestes encontros foram levantados informações/elementos relevantes para a pesquisa que, aliados as informações obtidas durante as sessões terapêuticas de base Centrada na Pessoa e as informações obtidas durante entrevistas devolutivas com os pais, orientaram e subsidiaram a discussão e análise dos resultados. A partir deste estudo observamos que as estórias são mediadoras importantes da comunicação entre terapeuta e cliente, auxiliando assim na comunicação e na expressão de sentimentos, como na identificação da criança com conteúdos presentes em sua vida, os quais se assemelham a estória dos personagens. Além disso, também foi observado que as reflexões da criança sobre as próprias experiências vividas, as resignificações destas e as possibilidades de mudança encontram suporte na vida dos personagens das estórias infantis, permitindo maior contato da criança com seus sentimentos.
Descrição: MORAES, I. O. A. L. de. Eu conto, tu recontas: expressão de sentimentos infantis através das estórias. 2013. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2307
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Imytissonara Oliveira Araujo Leôncio de Moraes.pdfImytissonara Oliveira Araujo Leôncio de Moraes899.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.