Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23096
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Emmanuelle Alexandre de | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-03T12:26:11Z | - |
dc.date.available | 2021-03-03T12:26:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-06 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23096 | - |
dc.description | SOUZA, Emmanuelle Alexandre de. Da alfabetização ao letramento: contribuições no processo de formação do (a) educando (a). 2019. 21 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é resultado de um estudo bibliográfico e documental, aborda as reflexões sobre os conceitos de alfabetização e letramento, destacando as obras de Magda Soares (1989; 2001; 2010) como expoente desse legado teórico no Brasil. Evidenciamos, também, a contribuição desses estudos tanto para a formação dos processos de aprendizagem para a formação intelectual do educando quanto para a construção da Política Pública de Alfabetização no Brasil. Nesse sentido, assumimos como objetivo compreender a distinção de alfabetização e letramento e a contribuição destes conceitos para o processo de aprendizagem do educando. O referencial teórico utilizado primou pelas produções teóricas de: BRASIL (1996), DIVERSA (2013), FERREIRO (1985), FONSECA (2002), FUENTES e FERREIRA (2017), GALVÃO (2007), GERHARDT e SOUZA (2009), GIL (2007), LOPES (2010), MAIA (2007), MISUKAMI (1986), MOLL (2009), RODRIGUES (2015), SANTOS (2015), SILVA (2010), SILVEIRA e CÓRDOVA (2009), SOARES (1989, 2001 e 2010) e VYGOTSKY (2000), entre outros. A metodologia utilizada correspondeu aos princípios da abordagem qualitativa de pesquisa, de caráter bibliográfico e documental. Os resultados evidenciam que a experiência de alfabetizar letrando é crucial para uma boa formação intelectual e cidadã do indivíduo, pois lhe proporciona a possibilidade de ir além de meras repetições decodificadas, os instigando a interpretação dos símbolos e textos sob os quais se deparam cotidianamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Formação Intelectual | pt_BR |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.title | Da alfabetização ao letramento: contribuições no processo de formação do (a) educando (a) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Emmanuelle Alexandre de Souza | PDF - Emmanuelle Alexandre de Souza | 392.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.