Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23123
Título: Um olhar sobre a leitura e escrita como práticas de letramento no 7º ano do ensino fundamental
Autor(es): Nascimento, Geciany Ramos do
Palavras-chave: Letramento
Leitura
Escrita
Ensino
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem como foco analisar as práticas de leitura e escrita e suas contribuições no processo de letramento dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma das escolas públicas da cidade de Jacaraú. O trabalho está fundamentado nos estudos de Kleiman (2005), Antunes (2017), Soares (2000) entre outros que discutem sobre as teorias do letramento. Este trabalho partiu de uma visão de escola como principal agência de letramento, ou seja, um espaço estratégico para se promover a ampliação do universo de letramentos dos alunos. Para a efetivação desta pesquisa, houve a necessidade de realizar alguns procedimentos, tais como: observar dez aulas de língua portuguesa, em uma turma de 7° ano, com atenção voltada às práticas de leitura e de escrita, a fim de refletir se elas eram responsáveis por favorecer o processo de letramento dos alunos; analisar o Plano Político Pedagógico (PPP) da escola para constatar se o mesmo abrangia algum projeto nessas áreas de leitura e escrita; observar a estrutura física que a escola possui; e, por último, observar os recursos didáticos e paradidáticos que eram dispostos, analisando se a ausência ou a presença desses recursos interferia no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, no período das aulas observadas. A partir da realização dessa pesquisa, foi possível conhecer mais sobre o significado de letramento, vivenciar um pouco mais a realidade escolar, e reconhecer a importância de se trabalhar com a leitura e a escrita em sala de aula. Além disso, foi possível concluir que as atividades que envolvem a leitura e a escrita devem ocorrer com frequência em sala de aula, tendo em vista que muitos alunos têm dificuldade de se apropriar dessas duas competências de forma autônoma.
Descrição: NASCIMENTO, Geciany Ramos do. Um olhar sobre a leitura e escrita como práticas de letramento no 7º ano do ensino fundamental. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23123
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geciany Ramos do NascimentoPDF - Geciany Ramos do Nascimento345.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.