Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23128
Título: A saúde e a doença: a revista FON-FON e a publicidade de medicamentos no Rio de Janeiro dos anos 1920
Autor(es): Araújo, George Cândido
Palavras-chave: Saúde
Doença
Anúncios
Revista Fon-Fon
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: Este estudo tem como principal propósito apresentar algumas das muitas mudanças ocorridas na forma que a sociedade brasileira no século XX passou a tratar questões relacionadas a saúde e a doença, esta se apresentando de forma bem presente no cotidiano fazendo vítimas por toda parte e a primeira como objetivo desejado por todos aqueles que vivessem naqueles tempos de mudanças de padrões e concepções de higiene alteradas pelas falas dos médicos, do Estado e da imprensa que era responsável pela divulgação de diferentes maneiras de se adquirir saúde e uma das que se destacam eram os anúncios de medicamentos que prometiam ser um meio pelo qual se poderia chegar até a cura ou no mínimo a prevenção das enfermidades tão temidas pela população. Através da amostragem de alguns anúncios publicados na revista Fon Fon durante o ano de 1920 podemos perceber que os periódicos se tornaram verdadeiros manuais para que os indivíduos pudessem resistir às doenças e conquistar corpos renovados pelas novas demandas de padrões modernos. Para a construção do presente artigo foi escolhido um referencial teórico voltado para a discussão da história da saúde e doença e publicidade como: Dilene Raimundo do Nascimento, Carlos Alberto Cunha Miranda, Sidney Chalhoub, Iranilson Buriti Oliveira, Liane Maria Bertucci, Alain Corbin, Maria Izilda Santos de Matos, dentre outros.
Descrição: ARAÚJO, George Cândido. A saúde e a doença: a revista FON-FON e a publicidade de medicamentos no Rio de Janeiro dos anos 1920. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23128
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - George Cândido AraújoPDF - George Cândido Araújo901.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.