Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFortunato, Gislainy Florencio Batista-
dc.date.accessioned2021-03-10T12:48:53Z-
dc.date.available2021-03-10T12:48:53Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23129-
dc.descriptionFORTUNATO, Gislainy Florencio Batista. Literatura e ensino: estratégias teóricas para a prática da leitura literária na escola. 2019. 23 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar uma análise sobre o ensino da literatura nos Anos Finais do Ensino Fundamental, apresentando estratégias de leitura literária que poderão ser trabalhadas pelos docentes em sala de aula. A literatura tem o poder de desenvolver nos indivíduos os aspectos cognitivos, emocionais, intelectuais e imaginativos, levando-os ao aprimoramento de suas potencialidades humanas, e contribuindo para o desenvolvimento crítico-reflexivo dos educandos. Ao trabalhar com as estratégias de leitura o professor poderá possibilitar aos alunos diversas formas de leitura e interpretação dos textos literários. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, respaldada em autores como: Cosson (2014), Jouve (2012), Todorov (2012), Amarilha (2013), Solé (1998), Colomer (2007) e Kleiman (2007). Chegou-se à conclusão, a partir dos estudos teóricos, que a literatura deve ser trabalhada como forma de ampliar os conhecimentos e vivências cotidianas para que os jovens leitores possam perceber o mundo a partir da leitura literária. As estratégias de ensino poderão ser um aporte para o professor desenvolver nos alunos o gosto pelo ato de ler.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.titleLiteratura e ensino: estratégias teóricas para a prática da leitura literária na escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gislainy Florencio Batista FortunatoPDF - Gislainy Florencio Batista Fortunato378.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.