Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23135
Título: Enredando memórias do espaço urbano campinense: o bairro de José Pinheiro e a formação de uma identidade local
Autor(es): Almeida, Juliana Nascimento de
Palavras-chave: Campina Grande - Paraíba
História local
Identidade local
Memória
Data do documento: 16-Jul-2020
Resumo: Visando trazer contribuições para o campo da História Local, o presente artigo toma o bairro de José Pinheiro, localizado na zona Leste na cidade de Campina Grande, na qualidade de objeto de pesquisa histórica. Buscando problematizar a formação de uma identidade local, a partir das dinâmicas que se estabeleceram no bairro. Dentro do contexto de uma cidade em transformação, o bairro ganha fama e notoriedade na cidade. Compreendendo suas contribuições e historicidade para Campina Grande, empreendemos uma investigação que buscar pontuar, alguns dos marcos, sujeitos e lugares presentes na memória coletiva do bairro. Salientando a existência de um forte pertencimento ao local, por parte de seus moradores, destacamos o bairro enquanto a primeira referência destes sujeitos na cidade. É captando tal percepção que se investe em identificar e historicizar alguns dos elementos peculiares a formação do lugar. Fazendo uso de fontes disponíveis nos arquivos do Museu Histórico do bairro de José Pinheiro, tais como o recorte da Revista Tudo de 1986, acompanhada de um conjunto de entrevistas dos moradores do bairro. A pesquisa também fez uso das contribuições lançadas pela plataforma digital Retalhos Históricos de Campina Grande, no qual encontramos disponíveis recortes do Jornal campina de 1953 e o Jornal Diário de Pernambuco, referente ao ano de 1970 os quais nos auxiliaram a ampliar as comparações. Seguindo tais caminhos, a investigação se norteia a partir da comparação das fontes e o uso da metodologia da história oral, ao tomar a narrativa dos moradores do bairro enquanto rastros de memória que revelam percepções de uma cidade do passado. Ao seguir alguns marcos históricos relevantes para memória coletiva do bairro de José Pinheiro destacaram a existência de personalidades e lugares presentes nas memórias de seus moradores, assim como nos escritos jornalísticos locais, como pilares para formação de uma identificação com o local e logo também relevantes para formação da citada identidade.
Descrição: ALMEIDA, J. N. Enredando memórias do espaço urbano campinense: o bairro de José Pinheiro e a formação de uma identidade local. 2020. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local: Sociedade, Educação e Cultura).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23135
Aparece nas coleções:I - EEHL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA NASCIMENTO DE ALMEIDA. pdf.pdf885.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdf.pdf232.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.