Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23137
Título: O jornal e o cordel na prática docente: uma abordagem metodológica do ensino fundamental
Autor(es): Amaral, Maria Beticleide Felix do
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Cordel
Jornal
Recurso metodologico
Prática docente
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: A inserção do cordel e o jornal em sala de aula do Ensino Fundamental I, como ferramentas metodológicas que visam a interação entre docente e discentes, possibilitam um aprendizado significativo. O objetivo deste artigo é refletir acerca da prática docente tendo como ferramentas metodológicas o cordel e o jornal, na aprendizagem do Ensino Fundamental (anos iniciais). Nossa proposta é mostrar que estas ferramentas colaboram na leitura e escrita Freinetiana, do uso do Cordel e do Jornal na sala de aula das escolas municipais do município de Soledade - PB. Tomamos como referencial teórico desta pesquisa, Cavalcanti (2009), Sousa (2015), Lima (2013), Pinheiro (2013), Kirinus (2011), Freinet (2001, 1996, 1998), Oliveira (2009), Dewey (2010), Candau (1995) entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, em articulação com a pesquisa exploratória a partir de relato de experiência de sala de aula enquanto docente na Escola Municipal Prof. Luiz Gonzaga Burity e Escola Municipal Maria do Carmo Araújo Souto, na cidade de Soledade - PB. Os resultados obtidos indicam que o cordel e jornal, devido às possibilidades de uso metodológico, linguagem, características, peculiaridades próprias, unidos à expressividade, conseguem motivar a participação dos alunos em sala de aula.
Descrição: AMARAL, M. B. F do. O jornal e o cordel na prática docente: uma abordagem metodológica do ensino fundamental. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23137
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf669.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - MARIA BETICLEIDE FELIX DO AMARAL.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.