Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2315
Título: Radionovelas: construção da memória coletiva de mulheres paraibanas
Autor(es): Santos, Andréia Xavier dos
Palavras-chave: Rádio
Radionovelas
Memória coletiva
Mulheres paraibanas
Data do documento: 13-Nov-2013
Resumo: Durante as décadas de 1940 e 1950 o rádio alcançou grande repercussão junto ao público ouvinte, e possuía certo glamour, por isso esse período ficou conhecido como a era de ouro do rádio brasileiro, com a apresentação de programas com alto índice de audiência, como é o caso das radionovelas, tema central deste artigo. As radionovelas eram um grande sucesso da radiofonia e faziam parte do imaginário da sociedade lançando modas, moldando hábitos e costumes. Objetiva-se estudar a construção da memória coletiva de mulheres paraibanas, a partir das radionovelas das décadas de 1940 e 1950. A metodologia consta de leitura e fichamento da bibliografia específica sobre radionovelas (AZEVEDO, 1996) e memória coletiva (HALBWACHS, 1990). Através de entrevistas semiestruturadas aplicadas junto a seis paraibanas, busca-se compreender a influência das radionovelas no cotidiano dessa época. A partir destas entrevistas compreendemos o cotidiano social da época e a interferência desse gênero na vida das mulheres, alterando sua rotina. As radionovelas ocuparam um lugar de destaque nos anos dourados do rádio e influenciaram toda uma geração de ouvintes, que relembram seu dia-a-dia a partir da vivência com esse gênero.
Descrição: SANTOS, A. X. dos. Radionovelas: construção da memória coletiva de mulheres paraibanas. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2315
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andréia Xavier dos Santos.pdfAndréia Xavier dos Santos716.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.