Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23198
Título: A importância da leitura para a formação de leitores críticos na educação de jovens e adultos (EJA) na escola pública
Autor(es): Sousa, Laysa Valéria Alves de
Palavras-chave: EJA
Leitura
Incentivo
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: Essa pesquisa aborda a importância da prática da leitura no processo de ensino e aprendizagem, bem como a importância de manter hábitos de leitura constantes. Uma vez que, um leitor assíduo, se torna capaz de compreender melhor o mundo à sua volta. A Educação de Jovens e Adultos, como educação popular, deve traçar estratégias de motivação para que os alunos consigam driblar os entraves que se apresentam para a falta de interesse. O professor como mediador desse processo, deve ser criativo e se propor a considerar as especificidades dos educandos, para que as metodologias que utilizam a leitura tenham melhor aproveitamento e despertem acima de tudo, o apreço pelo conhecimento através dos livros. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as metodologias adotadas para a inserção e motivação da leitura na modalidade EJA. Os objetivos específicos foram: traçar o perfil dos educandos da EJA da escola estudada, investigar a importância e o significado da leitura para esses indivíduos, observar se há incentivo por parte do professor de português em relação a essa prática. Essa pesquisa teve cunho qualitativo, para tanto, foi feito um estudo de campo na EJA José Soares de Carvalho-Guarabira-PB, com dois questionários a partir de questões semiestruturadas. Depois da coleta de dados, concluiu-se que a escola apresenta um quadro preocupante no que se refere à leitura, não foi revelado nenhum projeto de incentivo, não existem estratégias especificas para inserção do hábito de ler e nem discussões a respeito do fator social atrelado à leitura. Apesar de todos saberem da importância da leitura, poucos leram um livro completo.
Descrição: SOUSA, Laysa Valéria Alves de. A importância da leitura para a formação de leitores críticos na educação de jovens e adultos (EJA) na escola pública. 2019. 30 f. Artigo (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23198
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laysa Valéria Alves de SousaPDF - Laysa Valéria Alves de Sousa665.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.