Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23200
Título: A educação em Kant
Autor(es): Silva, Artur Cirino da
Palavras-chave: Kantismo
Educação
Humanidade
Moralidade
Liberdade humana
Data do documento: 16-Mar-2020
Resumo: A filosofia Kantiana na formação humana por meio da Educação, Ética e moral, desenvolvendo características positivas do ser humano a partir da instrução e disciplina como ferramentas práticas e filosóficas designadas para uma evolução humana e social. Este Artigo aborda a pedagogia kantiana trazendo uma reflexão sobre a necessidade de uma educação essencial do ser humano, que se encontra em um estado de natureza primitivo, essa educação desenvolvida a partir da moralidade e da ética, tomada como início desde os primeiros momentos da vida, com o objetivo que isto resulte de forma positiva nas relações que o ser humano estabelece e estabelecerá com o mundo. A partir disto, a ação educacional é primordial em todas as fases e etapas da vida, que se manifestam no decorrer de todas as relações da existência humana. A pesquisa é baseada na Filosofia de Kant em sua obra Sobre a Pedagogia aqui trabalhada e direcionada ao desenvolvimento humano individual e coletivo. Uma filosofia de vida pautada na lapidação do ser humano, condicionando-o a desenvolver o seu eu autônomo e suas condições reais de viver em sociedade, manifestando esse desenvolvimento no decorrer de toda a sua existência. A educação sempre tomada como essência do seu próprio desenvolvimento. Portanto, essa análise filosófica kantiana nos proporciona uma importantíssima reflexão sobre a nossa realidade humana e social. Identificando a tarefa da educação para que desenvolva sua força como controle e minimização da nossa animalidade natural, aprimorando e transformando nossas ações e vontades condicionadas e validadas apenas por via da moralidade, trazendo para nossa racionalidade a verdadeira liberdade humana. Liberdade sempre direcionada para o alcance da autonomia e da felicidade.
Descrição: SILVA, A. C. da. A educação em Kant. 2020. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação em Filosofia da Educação). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/23200
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artur Cirino da silva.pdfPDF - Artur Cirino da Silva814.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artur Cirino TERMO.pdfTermo de depósito1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.